Browsing articles in "Notícias"

CMPI realiza apitaço na Praça XV de Novembro de Salto

jun 15, 2017   //   by admin   //   Notícias  //  No Comments

O Conselho Municipal da Pessoa Idosa da Estância Turística de Salto, SP realizou nesta quarta-feira, 14 de junho, a Mobilização do Dia Internacional de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa (o evento é mobilizado em todo o mundo no dia 15 de junho).

Cecília Mezzalira da Rocha foi a apresentadora do evento que contou com a participação dos Grupos de Terceira Idade Melhor Idade e Renascer; Equipe de Coordenação do CREAS – Centro de Referência Especializado de Assistência Social; Equipes dos CRAS dos Bairros Nações, Santa Cruz, Saltense e Independência; alunos e professores das Escolas “Claudio Ribeiro da Silva, CEMUS 4, Sagrada Família e IFSP; CECOI; APAE; Chá da Terra.

O evento contou o apoio da Prefeitura Municipal de Salto através das Secretarias de Ação Social, da Saúde (com ambulância e tenda para medição de pressão e controle de glicemia),Cultura, Governo e Obras, tendo como parceiros a Vigilância Sanitária e a Promotoria Pública, além da presença de representantes das Instituições de Longa Permanência.

O público presente participou ativamente do “apitaço” aplaudiu os belos números musicais do Conjunto de Teclados do Conservatório Municipal, do Grupo de Seresta e Sertanejo e Amigos da Viola, ambos do Grupo Renascer Terceira Idade, do Coral do Grupo Melhor Idade. No final houve a soltura dos balões com a participação das crianças, professores e conselheiros do CMPI.

Através da presidente Helena Zulmira Betiol (Bila) o Conselho Municipal da Pessoa Idosa agradece a colaboração e participação de todos, e o apoio da Guarda Municipal, da Rádio FM 90, dos jornais Taperá e Estância. Participaram do evento a secretária Janaína Baldi, da Ação Social, o prefeito Geraldo José Garcia e os vereadores Edemilson Santos, Marcio Conrado, Cícero Landim, Divaldo Garotinho e Vinicius Saudino.

De Salto, SP, José Carlos Pascoal.site CMPI

Deliberações do Conselho Estadual do Idoso para a Conferência Nacional

abr 12, 2016   //   by admin   //   Notícias  //  No Comments

Conselho Estadual do Idoso

Deliberações aprovadas na Conferência Estadual do Idoso, realizada nos dias 28 a 30 de setembro de 2015 em Águas de Lindóia, SP.

Eixo I: Gestão (programas, projetos e ações)

  1. Revisão dos critérios de renda para concessão do BPC. Não inclui o benefício da pessoa com deficiência na renda de famílias que possuam pessoas idosas. Alterar o valor da renda per capita de ¼ para ½ salário mínimo e reconhecimento do idoso a partir de 60 anos como sujeito de direitos para receber o benefício de acordo com o Estatuto do Idoso.
  2. Aumentar as cotas para moradia de idosos de 3% para 105 nos projetos e programas habitacionais públicos. Incentivar a construção de condomínios para idosos. Garantir a locação social para idosos.
  3. Atualizar diretrizes, criar modelos e garantir financiamento para construção de Centros-Dia e Instituições de Longa Permanência Pública para Idosos – ILPI.
  4. Investimentos em instalações e infraestrutura a fim de incrementar e incentivar a realização de projetos sociais, atividade física, de esporte, cultura e lazer, visando desenvolver ações de sensibilização e comprometimento com o fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários em relação a pessoa idosa.
  5. Criar diretrizes e garantir financiamento para a implantação de Hospitais/Dia para tratamento aos idosos com demência grave e necessidades específicas de acordo com estudos de avaliação de demanda regional.

Eixo II: Financiamento (Fundo do Idoso e Orçamento Público)

  1. Garantir, nas três esferas de governo, recursos para capacitar os conselheiros dos Conselhos do Idoso na área orçamentária para que os mesmos possam participar ativamente da construção e acompanhamento do Plano Plurianual, Lei de Diretrizes Orçamentárias e Lei Orçamentária Anual.
  2. Fomentar recursos financeiros nas três esferas de governo para implantação de modalidades de serviços e equipamentos públicos, como a criação/implantação/ampliação de Instituições de Longa Permanência para Idosos – ILPI, Centro-Dia, Centro de Convivência, Centro de Acolhida da Pessoa Idosa em Situação de Rua, República para Idosos, Atendimento Domiciliar, Leitos de Cuidados Continuados e Integrados, Centros de Referência de Saúde para a Pessoa Idosa e Hospital-Dia para tratamento aos idosos com demência grave e necessidades específicas importantes para assegurar a Proteção Básica à pessoa idosa, bem como ampliar recursos destinados às ILPIs públicas e conveniadas de forma a garantir adequações necessárias e condições de ofertar atendimento digno à pessoa idosa.
  3. Promover a participação efetiva em todas as esferas do governo na discussão e elaboração do orçamento, de forma a garantir recursos para a implementação de programas de acordo com a demanda, garantindo que a proposta orçamentária anual destinada aos programas de assistência aos idosos seja examinada e aprovada no âmbito dos conselhos dos direitos dos idosos.
  4. Cofinanciar moradia do idoso pelas diversas políticas públicas. Parceria público-privada (PPP) para construção de residências para idosos de baixa renda.
  5. Destinar percentual de 2% da arrecadação das loterias estaduais e federais e eventos esportivos, shows, para os fundos nacional, distrital, estaduais e municipais do Idoso.

Eixo III: Participação (política e controle social)

  1. Fortalecer a Política do Idoso pelas bases da educação, onde a questão do direito seja trabalhada desde a infância, incluindo nas disciplinas, de forma transversal e intergeracional, temas relativos aos direitos da pessoa idosa, de acordo com o capítulo V, artigo 22 do Estatuto do Idoso.
  2. Ampliar os mecanismos de controle social sobre o funcionamento das ouvidorias, defensorias, promotorias públicas, delegacias, juizados e varas especializadas na proteção dos direitos da pessoa idosa, por meio de um Observatório Nacional da Política Nacional do Idoso.
  3. Qualificar as informações e a comunicação nos órgãos públicos e nas mídias para maior divulgação dos direitos da pessoa idosa, por meio da distribuição de materiais educativos como cartilhas, material impresso e digital sobre a importância da participação da pessoa idosa como sujeito ativo na formulação, planejamento e implementação, monitoramento e avaliação das políticas públicas.
  4. Implementar e garantir o funcionamento dos Conselhos dos Direitos da Pessoa Idosa nos estados e municípios, através da formação e educação permanente dos conselheiros e da população.
  5. Fomentar ações intergeracionais e inclusivas que garantam os direitos da pessoa idosa de participar efetivamente de espações coletivos de decisões no controle social das políticas públicas, fortalecendo vínculos familiares e comunitários.

Eixo IV: Sistema Nacional de Direitos Humanos (violência contra o idoso)

  1. Criar Centros de Referência e Apoio à Vítima – CRAVI 24 (vinte e quatro) horas, com atendimento jurídico, especializados em vítimas de violência doméstica, com possibilidade de encaminhamento a abrigos com atendimento diferenciado para idosos, bem como, implantar um serviço para atender o Disque Denúncia.
  2. Garantir e fortalecer o atendimento intersetorial nas redes de políticas públicas, melhorando a integração das redes de atendimento à pessoa idosa (Conselho Municipal do Idoso, Defensoria Pública, Ministério Público, Polícia Civil e Militar, Sistema Único de Saúde, Sistema Único de Assistência Social, Disque 100 e outros) assegurando o direito à proteção, acolhimento e escuta qualificada.
  3. Equipar e capacitar continuamente, em nível nacional, as equipes multiprofissionais das delegacias especializadas no atendimento ao idoso ou órgão congênere de atendimento ao idoso.
  4. Destinar recursos provenientes do Fundo Nacional do Idoso aos fundos estaduais e municipais do segmento para custeio da elaboração de diagnóstico local da violência contra o idoso e planejamento nos municípios e estados, possibilitando assim a construção de indicadores sólidos no direcionamento das políticas públicas voltadas a este segmento.
  5. Regulamentar os planos de saúde sem discriminação para a população idosa, regulando os valores para que não sejam abusivos e garantindo atendimento em todos os níveis de atenção da saúde, priorizando também o atendimento no SUS.

Logo do CMPI - Salto PrintSão Paulo, 125 (208) – Diário Oficial – Poder Executivo – Seção I, Terça-feira, 10 de novembro de 2015.

Salto terá representante na Conferência Nacional do Idoso em Brasília

abr 12, 2016   //   by admin   //   Notícias  //  No Comments

Delegação paulista levará propostas do Conselho Estadual do Idoso do Estado de São Paulo para o Conselho Nacional do Idoso.Marias das Dores

Maria das Dores de Morais, que representou o Conselho Municipal da Pessoa Idosa da Estância Turística de Salto na XIV Conferência Estadual do Idoso, realizado nos dias 28 a 30 de setembro em Águas de Lindóia, SP, participará como delegada estadual da Conferência Nacional da Pessoa Idosa, que será realizado em Brasília, D.F., nos dias 24 a 27 de abril de 2016.

As propostas aprovadas nona Conferência Estadual, que serão apresentadas no evento nacional, são formuladas através de quatro eixos de ação: 1) Gestão – programas, projetos e ações; 2) Financiamento – Fundo Estadual e Municipal do Idoso e Orçamento Público; 3) Participação – Política e Controle Social; 4) Sistema Nacional de Direitos Humanos – violência contra a pessoa idosa.

A programação comum prevê abertura das 4 conferências temáticas no domingo, dia 24 de abril, as 17h. Na parte da tarde da quarta-feira, dia 27 de abril, haverá a solenidade conjunta de encerramento destas 4 conferências e abertura da Conferência Nacional de Direitos Humanos.

Para maiores detalhes dos 4 eixos de propostas, consulte o site do CMPI-Salto: http://www.cmisalto.com.br

Na foto, a partir da esquerda: Márcias Passoni, vice-presidente; Helena Telha Betiol (Bila), presidente e Maria das Dores.

Do Setor de Comunicação do CMPI – Salto: José Carlos Pascoal

Clodomiro, 92, é assíduo participante das reuniões do CMPI e é homenageado

abr 5, 2016   //   by admin   //   Notícias  //  No Comments

O Conselho Municipal da Pessoa Idosa – CMPI da Estância Turística de Salto realizou reunião nesta terça-feira, 05 de abril, as 09h, na sala de reuniões da Secretaria Municipal de Ação Social e Cidadania. A reunião foi coordenada pela presidente Helena Zulmira Telha Betiol (Bila).

A presidente informou sobre a participação de conselheiros co CMPI no encerramento de atividades do Grupo de Convivência do CRAS – Centro de Referência de Assistência Social do Jardim Saltense. O programa de Convivência durou 2 anos e os participantes continuarão tendo atividades esportivas, de recreação e palestras.

Na próxima reunião do CMPI, dia 03 de maio, serão entregues as certificações das Casas Geriátricas de Salto, registradas no CMPI. O Conselho faz as visitas, fiscaliza e apresenta as possíveis deficiências na estrutura ou no atendimento dos idosos, para então certifica-las.

Maria das Dores, delegada saltense junto ao Conselho Estadual do Idoso será uma das representantes estaduais no Congresso Nacional do Idoso, que será realizado em Brasília, DF, nos dias 24 a 27 de abril. Ela apresentou aos conselheiros as deliberações aprovadas no Congresso Estadual realizado em Águas de Lindoia, SP e que serão apresentadas em Brasília. São 4 eixos: 1- Gestão – propostas, projetos e ações; 2- Financiamento dessas ações – Fundo Municipal do Idoso e Orçamento Público; 3- Participação – Política e Controle Social; 4- Sistema Nacional de Direitos Humanos – Violência contra a pessoa idosa.

No item principal da pauta, a presidente Bila pediu sugestão aos conselheiros e voluntários para a realização do Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa. As sugestões foram acolhidas pela Coordenadora da Pessoa Idosa, Aparecida Elizabete de Campos Valle (Cidinha) que irá apresentar à Secretaria para a devida preparação e estruturação. Os conselheiros aprovaram o tema: “A família pode evitar a violência doméstica, conscientização é tudo”. O importante evento será realizado no dia 15 de junho em local a ser definido junto à Prefeitura Municipal de Salto. Na programação, apresentações musicais e distribuição de panfletos contra a violência à pessoa idosa.

No final da reunião, a presidente Bila e a vice-presidente Márcia Passoni prestaram singela homenagem ao senhor Clodomiro Augusto Santos, do Jardim Cidade 2, que, com 92 anos de idade tem sido assíduo às reuniões do CMPI. Clodomiro participa de atividades de idosos no CRAS do Jardim Santa Cruz.

site CMPIDe Salto, José Carlos Pascoal – Conselheiro do CMPI Salto.

Certificado de Inscrição 2016

fev 16, 2016   //   by admin   //   Notícias  //  No Comments

O Certificado de Inscrição do CMPI é o cumprimento da Legislação Federal nº 10,741 – Estatuto do Idoso (ver Artigo nº 48), por isso o CMPI elaborou a Resolução n.002/2013 definindo todos os parâmetros e documentos necessários para a obtenção do Certificado de Inscrição, o qual tem validade de 1 ano.

Já estão abertas o período de Inscrição ou Renovação do Certificado do CMPI para 2016.

CONFIRA OS DOCUMENTOS NECESSÁRIOS:

A) Organizações não governamentais e/ou entidades, SEM fins lucrativos (Associações e Entidades): Clique Aqui!

B) Organizações não governamentais e/ou entidades, COM fins lucrativos (Instituições de Longa Permanência para Idosos – ILPI/ Casas de Repouso, Centros-Dia para Idosos): Clique Aqui!

C) Organizações governamentais, programas e serviços de atendimento das políticas públicas básicas de atenção ao idoso (Órgãos públicos ou privados): Clique Aqui!

IMPORTANTE:

Prazo de Recebimento dos Documentos: até o dia 18/03/16.

Local de Entrega: Casa da Cidadania – Av. Marechal Rondon, nº 67 (Praça Álvaro Guião) – Bairro estação | Salto-SP | CEP: 13.323-169. Mais informações em: 11 4029-1750. No horário comercial.

Observação: A documentação deve estar em Envelope Fechado, destinado à Presidente do Conselho Municipal da Pessoa Idosa.

CMPI elabora Plano de Ação para 2016

fev 2, 2016   //   by admin   //   Notícias  //  No Comments

O Conselho Municipal da Pessoa Idosa da Estância Turística de Salto realizou reunião nesta terça-feira, 02 de fevereiro, as 09h, no auditório da Secretaria de Ação Social e Cidadania. A reunião foi coordenada pela presidente Helena Zulmira Telha Betiol, a Bila, e contou com a presença de grande número de conselheiros.

A vice-presidente Marcia Regina Passoni apresentou a programação das visitas às casas geriátricas da cidade, tendo em vista a necessidade de renovar a documentação até abril deste ano para o devido registro junto ao CMPI. As visitas terão início nesta quinta-feira, 04 de fevereiro e prosseguirão conforme programação feita junto com a Vigilância Sanitária e Promotoria.

No principal item da pauta, foi feita avaliação do Plano de Trabalho elaborado para 2015, o que foi possível cumprir e quais os frutos obtidos. Vários tópicos terão continuidade em 2016, cujo plano foi apresentado na reunião e será divulgado no próximo mês de março.

O Conselho Municipal da Pessoa Idosa terá como objetivos prioritários o Fundo Municipal da Pessoa Idosa e a execução, por parte do Poder Público (Executivo) do Plano Municipal de Acessibilidade e Mobilidade Urbana. “Precisamos unir forças para que haja o cumprimento dessas metas, pois precisamos cumprir com alguns eventos que dependem do Fundo Municipal e estamos vendo a precariedade na questão da mobilidade e acessibilidade, que tantos problemas tem causado aos idosos e pessoas com deficiência”, alertaram os conselheiros.

Quanto ao Curso de Cuidadores de Idosos, o mesmo se encerrará no próximo dia 17 de fevereiro, após 3 meses de formação (3 dias por semana). As informações sobre a documentação necessária às Casas Geriátricas para inscrição junto ao Conselho será disponibilizado nos próximos dias no site do CMPI.

site cmpi 2No final da reunião, a gerontóloga Karina Flauzino despediu-se do CMPI, pois deixa o cargo de Coordenadora da Pessoa Idosa. A presidente Bila agradeceu ao trabalho desenvolvido por Karina na Coordenadoria e no Conselho, pela dedicação e conhecimento. Francisco Moschini fez a entrega de um cartão de agradecimento assinado pelos conselheiros e suplentes. Bila saudou a nova coordenadora, a assistente social Aparecida Elizabete de Campos Valle, conhecida por Cidinha, desejando êxito na nova missão e colocando o CMPI à disposição para auxiliar no trabalho junto à pessoa idosa.

A próxima reunião será no dia 1º de março, terça-feira, as 09h, no Auditório da Secretaria de Ação Social e Cidadania, Rua Joaquim Nabuco, 11, Centro.

Karina deixa a Coordenadoria da Pessoa Idosa – Nova Coordenadora é Cidinha

fev 2, 2016   //   by admin   //   Notícias  //  No Comments

A gerontóloga Karina Flauzino, por motivos particulares, deixa a Coordenadoria da Pessoa Idosa, órgão da Secretaria Municipal de Ação Social e Cidadania da Estância Turística de Salto. Karina deixa um grande legado pelo trabalho desenvolvido na Coordenadoria e no Conselho Municipal da Pessoa Idosa, por sua competência e dinamismo.

Será substituída pela assistente social Aparecida Elizabete de Campos Valle, conhecida por Cidinha, também atuante em defesa da pessoa idosa e integrante do Grupo Renascer de Terceira Idade.

A presidente do CMPI, Helena Zulmira Telha Betiol (Bila) agradeceu a Karina pelo brilhante trabalho exercido junto ao Conselho e em defesa dos idosos de Salto. Também acolheu a nova coordenadora, oferecendo todo apoio para que o trabalho exercido junto à pessoa idosa não tenha interrupção.site cmpi

CMPI participa do Curso de Cuidador de Idosos

dez 15, 2015   //   by admin   //   Notícias  //  No Comments

O Conselho Municipal da Pessoa Idosa foi convidado a participar de uma das aulas do Curso de Cuidador de Idosos que está sendo realizado pela Secretaria Municipal de Ação Social e Cidadania de Salto, e ministrado pela Profa. Eliana Albertini.

O CMPI, representado pela presidente e vice presidente – Helena Betiol e Márcia Passoni,  abordou com os alunos do curso o tema Direitos dos Idosos. Na ocasião,  foram divulgadas também as ações do CMPI e entregue o folheto informativo de “Não violência contra a pessoa idosa”.

Esteve presente ainda, a Coordenadora Municipal da Pessoa Idosa Karina Flauzino, que explanou sobre “Envelhecimento e Velhice”, destacando pontos importantes no ato de cuidar e ser cuidado.

O Curso de Cuidador de Idosos teve início em 16 de novembro e finalizará em 17 de fevereiro de 2016.

1 2

 

CMPI encerra 2015 com eleição de nova diretoria

dez 15, 2015   //   by admin   //   Notícias  //  No Comments

O Conselho Municipal da Pessoa Idosa realizou na última reunião ordinária (1º de dezembro) do ano de 2015 as eleições para a nova diretoria da gestão 2016-2017.  A atual presidente, Helena Z. T. Betiol, manteve-se no cargo, sendo votada e aprovada por unanimidade. Helena (conhecida como Bila) agradeceu a confiança e solicitou o empenho de todos para a realização das futuras ações.

Gestão 2016-2017 CMPI

Presidente: Helena Zulmira Telha Betiol

Vice-presidente: Márcia Regina Passoni

1ª Secretária: Tereza Ruiz

2º Secretário: José Carlos Pascoal

IMG_0002

CMPI realizou reunião de avaliação de eventos

out 6, 2015   //   by admin   //   Notícias  //  No Comments

O Conselho Municipal da Pessoa Idosa de Salto, sob a presidência de Helena Zulmira TelhaBetiol (Bila) realizou reunião ordinária nesta terça-feira, 06 de outubro, as 09h, no anfiteatro da Secretaria de Ação Social e Cidadania de Salto. Na pauta, destaque para avaliação dos eventos da Semana do Idoso e preparação para a eleição da nova diretoria em novembro de 2015.
20151103_100428 (1024x614)20151103_100356 (1024x614)

Os conselheiros e convidados presentes avaliarampositivamente os dois eventos realizados: o II Fórum de Integração, que teve como tema “Prevenção de Quedas”, realizado no dia 30 desetembro, as 13h30, na Associação dos Aposentados e Pensionistas de Salto; e o II Sarau Intercultural Anos 60+, realizado no dia 02 de outubro, as 18h30, no Salão de Festas do Lar “Frederico Ozanam”.

“Divulgamos bastante, mas, infelizmente a participação no Fórum foi pequena. Mas os que participaram puderam interagir com as palestrantes. O Sarau foi muito bem organizado e proporcionou uma noite inesquecível”, comentou a presidente Bila.

O último evento da Semana do Idoso será realizado no dia 08 de outubro, quinta-feira, das 08h30 as 10h30, no Sindicato dos Metalúrgicos de Salto, próximo à Rodoviária. Será feito em parceria com o CECOI – Centro de Convivência do Idoso, órgão da Secretaria da Saúde do município e terá como tema: “Atividade física e prevenção de quedas de idosos”.

Na reunião foi ouvido o relato de Maria das Dores de Morais, que representou Salto na XIV Conferência Estadual do Idoso, realizado nos dias 28 a 30 de setembro em Águas de Lindóia, SP. “O trabalho realizado pelo CMP, a Coordenadoria da Pessoa Idosa e a Secretaria de Ação Social e Cidadania com os CRAS em defesa dos direitos (e deveres) dos idosos tem sido reconhecido em todo o Estado. Porisso, nossa cidade foi agraciada com uma vaga de delegado estadual para a Conferência Nacional do Idoso, que será realizado em 2016 em Brasília, DF.”, falou Maria das Dores.

20151103_104832 (1024x614)

Bila anunciou também que estão sendo ultimados os preparativos para a escolha dos conselheiros e eleição da nova diretoria, que será realizado na reunião ordinária de 3 de novembro de 2015. Foi feita também escala de voluntários para atendimento à população na Casa da Cidadania, às quartas-feiras, 14h.

Páginas:1234567...12»