Browsing articles in "Artigos"

CMPI participa de encontro temático Envelhecimento da População

jun 25, 2015   //   by admin   //   Artigos  //  No Comments

O Encontro Temático Envelhecimento da População teve como tema principal “O Idoso na Cidade” e aconteceu no dia 25 de junho no CEPAM – Centro de Estudos e Pesquisas de Administração Municipal, em São Paulo. Estiveram presentes as conselheiras Kátia Piclum, Karina Flauzino e Helena T. Betiol (foto 1), as quais também registraram o encontro com o Presidente do Conselho Estadual do Idoso, Henrique Rubens Jerozolimski (foto 2).

O envelhecimento da população no estado de São Paulo já é uma realidade. Segundo estimativas, residiam no estado 5,4 milhões de idosos (IBGE,2010), total que deve triplicar em 20 anos. Para a Fundação Sisitema Estadual de Análise de Dados (SEADE, 2015), nas próximas décadas, a população de São Paulo terá um ritmo mais acelerado de envelhecimento.

No encontro foram abordados políticas, programas e projetos que garantem melhora na qualidade de vida dos idosos nos espaços públicos, e também algumas alternativas de formas de moradia. Foi apresentado as experiências dos municípios: São José dos Campos – com o Programa Calçada Segura; Santos – com a alternativa de moradia República para Idosos; e Rio Claro – ações de preparação para acolher as pessoas idosas.

Fonte: CEPAM

DSC00343 (1024x768)

DSC00339 (1024x768)

 

4ª Mobilização da Não Violência contra a Pessoa Idosa – 2015

jun 19, 2015   //   by admin   //   Artigos  //  No Comments

No dia 19 de junho o CMPI organizou a 4ª Mobilização da Não Violência contra a Pessoa Idosa em comemoração ao “Dia Mundial de Conscientização da Não Violência contra a Pessoa Idosa”. A Mobilização dará sequencia com a disponibilização de faixa e banner informativo fixados em instituições públicas e privadas no decorrer do ano.

O “Disque 100”, canal que recebe e encaminha aos órgãos competentes todos os tipos de denúncia sobre violações dos direitos, foi o destaque da 4ª Mobilização contra a violência à Pessoa Idosa, realizada na sexta-feira, 19 de junho, na Estância Turística de Salto.

“A central funciona todos os dias, das 8h às 22h, inclusive finais de semana e feriados. Para denunciar não é necessário se identificar e a ligação é gratuita. Quem preferir pode usar o e-mail disquedenuncia@sedh.gov.br”, explica a Secretária Municipal de Ação Social e Cidadania, Lucília Barbosa de Jesus.

Organizada pelo CMPI (Conselho Municipal da Pessoa Idosa) com apoio da Prefeitura, a mobilização tem por objetivo sensibilizar e informar a população em geral e os idosos sobre os tipos de violência e os locais para denunciar. “O intuito da Mobilização é prevenir que novos casos de violência contra os idosos ocorram, para isso a sociedade precisa reconhecer que a violência contra o idoso existe e que é possível denunciar. Muitos são os casos de violência não notificados, o que torna incapaz de dimensionar a magnitude do problema”, coordenadora da Pessoa Idosa, Karina Flauzino.

Em Salto, serão implementados instrumentos para o enfrentamento da violência, o que tornará possível o acompanhamento dos casos e subsidiará ações preventivas, sendo um deles a Ficha Única de Notificação de Suspeita ou Confirmação de Violência, que já vem sendo divulgada entre órgãos que auxiliam nos cuidados aos idosos. Neste ano, a mobilização contou com a contribuição de vários locutores da rádio da cidade divulgando a ação e a importância da Mobilização. Folhetos informativos do CMPI foram entregues aos pedestres e motoristas que circulavam pela rua 9 de Julho e Rua José Galvão.

Também participaram do ato, além dos membros do CMPI, o PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador), alunos e professores do Conservatório Municipal, Guarda Civil Municipal, Agentes de Trânsito, Coordenadores da Casa da Cidadania, representantes das Secretarias Municipais de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo e de Saúde.
 
Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa
 
O dia 15 de junho marca o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa. A data foi instituída em 2006, pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela Rede Internacional de Prevenção à Violência à Pessoa Idosa. O objetivo da data é criar uma consciência mundial, social e política da existência da violência contra a pessoa idosa, e, simultaneamente, disseminar a ideia de não aceitá-la como normal.

Segundo a Rede Internacional para a Prevenção de Maus tratos contra Idosos, o maltrato ao idoso é um ato, único ou repetido, ou omissão que lhe cause dano ou aflição e que se produz em qualquer relação na qual exista expectativa de confiança.

Fonte: Notícias do site da Prefeitura Municipal de Salto
http://www.salto.sp.gov.br/index.php?n=4LevJ5P+zO3aXzo2seFLRmpCaD4=&io=OWEPH4jIDoeYHeq1hzpjWlK2

2015_06_25_disque_denuncia_violencia_contra_idosos_01 2015_06_25_disque_denuncia_violencia_contra_idosos_02 2015_06_25_disque_denuncia_violencia_contra_idosos_03

Projeto “Geração.com” reúne jovens e idosos

jun 16, 2015   //   by admin   //   Artigos  //  No Comments

O Projeto “Geração.com” reuniu jovens e idosos. O projeto tem por objetivo incentivar a convivência entre as gerações e a troca de ideias sobre temas contemporâneos, desenvolvido pela parceria entre Conselhos e Coordenadorias Municipais da Pessoa Idosa e da Juventude.

“Encontro foi realizado na Escola Estadual “Prof. Padre Francisco Rigolin”. A Prefeitura da Estância Turística de Salto em parceria com o Conselho Municipal da Pessoa Idosa e Conselho Municipal da Juventude realizou na terça-feira, dia 16 de junho, na Escola Estadual “Prof. Pe. Francisco Rigolin” (CAIC), a 4ª edição do projeto “Geração.com”. Por parte da Prefeitura o encontro foi promovido pela Secretaria Municipal de Ação Social e Cidadania, através dos Coordenadores da Juventude, Vanderlei Jorand e da Pessoa Idosa, Karina Flauzino, e discutiu o tema “A escola de antes e a escola de hoje”.

A reunião contou com a presença de jovens do Grêmio Estudantil e pessoas idosas participantes do CRAS (Centro de Referência de Ação Social) Santa Cruz, além de Octávio Vinicius Rizzi (membro do Conselho Municipal da Juventude), a Presidente do Conselho Municipal da Pessoa Idosa, Helena Telha Betiol e conselheiras Marcia Passoni, Tereza Ruiz e Ivani de Carvalho. 

O projeto tem como objetivo aproximar as gerações de jovens e idosos, incentivando a troca de experiências e a eliminação de preconceitos e mitos em relação à velhice e à juventude.

“Ouvindo as experiências de como era a escola no passado percebi que devemos dar ainda mais valor aos dias de hoje. Pois antes, era muito difícil o acesso aos estudos, muitos eram obrigados os estudos, para trabalhar. Temos total liberdade para isso e não damos o valor necessário”, declarou Octávio.

Uma das participantes, Martha Rossi (62 anos), destacou que o “Geração.com” permite que gerações diferentes fiquem frente a frente trocando experiências. “É uma forma de sabermos como os jovens de hoje encaram a vida e deles saberem como era conosco anos atrás. O encontro foi muito interessante e proveitoso”, falou Martha.

O Coordenador Vanderlei adianta que o projeto que permite que jovens e idosos troquem experiências deve ser ampliado. “São raros os momentos que os jovens param em suas casas para fazer essa troca e essa experiência é muito positiva. Até por isso pretendemos ampliar o projeto, incentivando os grêmios estudantis a darem continuidade nas escolas”, finaliza.

Fonte: Notícia do Site da Prefeitura Municipal de Salto
http://www.salto.sp.gov.br/index.php?n=TyOoI0bHJPR6yWIHiprQs6i47yc=&io=OWEPH4jIDoeYHeq1hzpjWlK2

2015_06_23_projeto_geracao_ponto_com_01

2015_06_23_projeto_geracao_ponto_com_02

CMPI prestigia a 1ª Conferência Municipal dos Direitos dos Idosos de Indaiatuba/SP

maio 29, 2015   //   by admin   //   Artigos  //  No Comments

No dia 29 de maio, representantes do CMPI prestigiaram a 1ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa de Indaiatuba/SP. Os conselheiros foram recebidos pelo presidente do Conselho dos Direitos do Idoso de Indaiatuba, Sr. Roberto Júnior, o qual agradeceu a presença.

“O evento teve como tema “Protagonismo e Empoderamento da Pessoa Idosa – Por um Brasil de Todas as Idades”. A Conferência reuniu cerca de 130 pessoas no Centro de Convenções Aydil Bonachela., conselheiros representantes da sociedade civil, conselheiros municipais, observadores, entre outros, fizeram propostas e elegeu dois delegados para participação na Conferência Estadual que acontecerá em Águas de Lindóia.

Participaram da abertura oficial da Conferência, a presidente do Funssol, Enides Nogueira Lopes Cruz, o secretário da Família e do Bem Estar Social Luis Henrique Furlan e o presidente do CMDI, Roberto da Silva Junior.

Furlan, que representou o prefeito Reinaldo Nogueira (PMDB), parabenizou o CMDI pelo trabalho e organização do evento. “É um trabalho que requer bastante investimentos e estudos”. Ele destacou que o prefeito Reinaldo Nogueira tem um olhar especial com a 3ª idade e enfatizou o trabalho realizado pela Dona Enides do Funssol com os grupos de 3ª idade.

O presidente do CMDI, Roberto da Silva Júnior, agradeceu a todos. “Mais uma vez eu destaco que esta é uma oportunidade única para discutirmos e reivindicarmos nossas necessidades. O Brasil este envelhecendo e o idoso precisa ser o protagonista. Precisamos juntar um grupo de pessoas organizar e discutir e ver qual é a necessidade do idoso na nossa sociedade”.

A palestrante Gerontóloga, Especialista em Psicologia pela Universidade de São Paulo, Karina de Lima Flauzino, iniciou sua palestra descrevendo como será o futuro do Brasil e sua população idosa. Ela destacou que em 2020, o mundo terá mais idosos que crianças, em 2050, serão 2 bilhões de idosos e 22% da população mundial. Um em cada cinco pessoas será idosa, 80% dos idosos viverá em país de baixa e média renda.

Destacou que os paises terão que articular políticas públicas e garantir melhor qualidade de vida. Outro dado informado pela palestrante foi que a cada ano, 650 mil idosos são incorporados a população brasileira. “Em 2020, a população será superior a 30 milhões de pessoas. O Brasil será o 6º país do mundo com maior número de idosos. Em 2050, serão 68 milhões de idosos e isso equivale a 30% da população total”.

A Conferência elegeu como delegado representante da sociedade civil Hélio Momesso e a suplente Aparecida C. P. Mazzamuto e delegado governamental Natália Denise Stoco e suplente Maria das Graça Araújo Massimo”.

Fonte e Foto: Notícias do site da Prefeitura Municipal de Indaiatuba
http://www.indaiatuba.sp.gov.br/comunicacao/imprensa/noticias/22573/

conferencia

1ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa – Salto/SP

maio 27, 2015   //   by admin   //   Artigos  //  No Comments

A Estância Turística de Salto contará com uma delegada para representar o município na XIV Conferência Estadual do Idoso que ocorrerá em setembro, no município de Águas de Lindoia. A escolha ocorreu durante a 1ª Conferência Municipal da Pessoa Idosa ocorrida na quarta-feira, dia 27 de maio, na sede do Grupo Renascer da Terceira Idade.

A delegada escolhida durante a plenária é a Maria das Dores de Moraes, 63 anos, que é integrante do Grupo Renascer da Terceira Idade e representará Salto na Conferência Estadual e em outros encontros. A Conferência ocorrida em Salto teve como intuito favorecer o diálogo entre Poder público, Sociedade em geral e os Idosos. O tema deste ano foi “Protagonismo e Empoderamento das Pessoas Idosas – por um Brasil de todas as idades”.

“A 1ª Conferência Municipal da Pessoa Idosa superou nossas expectativas. Tivemos um grande público que além de participar dos debates, permaneceu até a plenária final, onde foi colocada e votada as deliberações”, comemora a Coordenadora Municipal da Pessoa Idosa, Karina Flauzino. A Presidente do Conselho Municipal da Pessoa Idosa, Helena Telha Betiol, também destacou a participação de associações, entidades e de servidores públicos municipais que atuam com idosos na cidade. “Essa participação demonstra um grande interesse e possibilidade de atuarmos juntos para a construção de uma sociedade melhor para os idosos “, disse.

Tanto, o Prefeito Juvenil Cirelli, como a Vice-prefeita Jussara Vilaça, que participaram da abertura do encontro destacaram a importância do tema debatido, como a participação dos idosos. “É muito importante a presença e participação dos idosos, de vocês serem protagonistas de suas próprias histórias e lutarem por uma melhor integração na sociedade é de grande valia. Esta ação em conjunto com o Conselho Municipal da Pessoa Idosa, Coordenadoria da Pessoa Idosa fortalece nossas metas de nosso Plano de Governo para possibilitar um envelhecimento saudável e ativo ao idoso”, destacou o Prefeito.

Fonte: notícias do Site da Prefeitura Municipal de Salto
http://www.salto.sp.gov.br/index.php?n=jhjNzLS1Ew3vpJohDNl/0kzZx9c=&io=OWEPH4jIDoeYHeq1hzpjWlK2
2015_06_02_conferencia_municipal_idoso_04

Maria das Dores de Moraes, 63 anos, eleita delegada para representar Salto na Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa

2015_06_02_conferencia_municipal_idoso_01

Grande público participou da 1ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa

2015_06_02_conferencia_municipal_idoso_02 2015_06_02_conferencia_municipal_idoso_03

 

 

 

Velhice Bem Sucedida e Plano de Trabalho Anual

maio 8, 2015   //   by admin   //   Artigos  //  No Comments

EXPLANAÇÃO AOS GESTORES DE ILPI’S

Na oportunidade da entrega de certificados. Buscou-se abordar temas que a diretoria do CMPI julgou pertinente. São eles: Velhice Bem Sucedida e Plano de Trabalho.

O primeiro tema baseado no livro: Velhice Bem-Sucedida: Aspectos afetivos e cognitivos de Anita Liberalesso Neri. Procurou-se ilustrar as necessidades que os maiores de 60 anos trazem, além das questões medicamentosas e físicas. Salientando os benefícios da Velhice Bem-Sucedida para os idosos e todos os envolvidos em seu cuidado, quando estão acolhidos nas Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPI).

No desejo de instruir os responsáveis pelas ILPI e centros de lazer para Idosos, quanto à elaboração do Plano de Trabalho, o mesmo foi dividido em passos, com exemplos práticos, para maior compreensão e embasado nas leis vigentes que exigem que este Plano exista.

Contribuição: Mariana Souza Marques – CRP:111957.

Outubro Rosa 2014

out 22, 2014   //   by admin   //   Artigos  //  No Comments

or1

O câncer de mama é uma doença que, apesar de grave, pode ser combatida quando descoberta nos estágios iniciais e, segundo o Ministério da Saúde, são diagnosticados mais de 50 mil casos da doença por ano no Brasil, com uma taxa de mais de 75% de cura.

O movimento popular internacionalmente conhecido como Outubro Rosa é uma campanha de conscientização realizado no mês de Outubro, dirigido à sociedade e as mulheres sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. Teve início em 1990, nos Estados Unidos, onde vários Estados tinham ações isoladas referente ao câncer de mama e ou mamografia no mês de outubro e, posteriormente, com a aprovação do Congresso Americano, o mês de Outubro se tornou o mês nacional (americano) de prevenção do câncer de mama e, assim, algumas entidades dos Estados Unidos começaram a promover atividades voltadas ao diagnóstico e prevenção da doença.

Atualmente, o “movimento” Outubro Rosa é realizado em diversos lugares do mundo e o nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e todas as ações são direcionadas à conscientização da prevenção do câncer pelo diagnóstico precoce, estimulando também a participação da população, empresas e entidades, para alertar as mulheres para que façam o auto exame e, quando necessário e indicado pelo médico a mamografia, como prevenção.

A ação de iluminar de rosa monumentos, prédios públicos, pontes e etc surgiu posteriormente e foi uma forma prática para que o Outubro Rosa tivesse uma expansão cada vez mais abrangente para a população e que, principalmente, pudesse ser replicada em qualquer lugar.

Cada ano vem aumentando a adesão ao movimento mundial  “Outubro Rosa”, que visa chamar atenção, diretamente, para a realidade atual do câncer de mama e a importância do diagnóstico precoce e neste mês, a Secretaria de Saúde da Estância Turistica de Salto, em parceria com a São Camilo Salto e as ONG´s: ABRAPEC, Mais Vida, SaltoCam e Tesoura Sem Ponta, estão realizando diversas atividades, como “rodas de conversa” e palestras, com o intuito de informar sobre a campanha, priorizando a prevenção do cancêr de mama através do auto-exame, sendo que no dia 25 de outubro ocorrerá uma grande mobilização no Pavilhão das Artes a partir das 9:00 horas.

Devemos lembrar que o câncer de mama pode ser previnido e, se tratado logo no início, as possibilidades de cura são grandes, sendo que o mês de Outubro é representativo para a causa, tornando-se especial e destacado dos demais, porém, não devemos esquecer que o importante é, na realidade, focar este sério assunto nos 12 meses do ano, já que a doença é implacável e se faz presente não só no mês de outubro.

Dra. Luciana Baldi G. dos Santos – Fisioterapeuta

A realidade possível do encontro de gerações

ago 1, 2013   //   by admin   //   Artigos  //  No Comments

379399297_640

A possibilidade de encontros intergeracionais sendo valorizados, transformados em realidade e tornando possível a solidariedade entre gerações. No vídeo “Envelhecer na Europa – encontro de gerações” encontramos a preocupação de governantes e pesquisadores com a aproximação entre as gerações na medida em que a população envelhece.

Acesse o vídeo pelo link: http://vimeo.com/53681277

Sinopse

Cinco eurodeputados portugueses unem-se numa causa: dar destaque ao Envelhecimento Ativo e à Solidariedade entre Gerações.
Enquanto Edite Estrela e o neto se divertem a fazer exercício físico, Diogo Feio conversa com jovens para saber o que têm aprendido com os mais velhos. Ao mesmo tempo, Marisa Matias descobre o que é viver com Alzheimer na velhice e Graça Carvalho vai à procura dos mais recentes avanços na medicina.
Dias mais tarde, Inês Zuber, a mais nova eurodeputada portuguesa encontra-se com Astrid Lulling, a mais experiente deputada do Parlamento Europeu. Juntas, trocam impressões sobre a solidariedade nesta Europa envelhecida.
Cinco vozes, cinco pensamentos, cinco desejos, uma só vontade: dar valor aos mais velhos.

Créditos
Guião e reportagem: Sílvia Camarinha
Edição: Joana Deusdado
Imagem: Sérgio Morgado, Hugo Matos. Tiago Mendes
Captação de som: Duarte Ferreira, Pedro Santos
Pós-produção audo: David Redinha
Banda Sonora: We Trust “Once at a Time”
Pós-produção de imagem, Sofia Miranda, José Lemos
Produção: Sílvia Camarinha, Joana Guedes Pinto
Genérico: José Lemos
Figurantes: Patrícia Carvalho, Diogo da Costa e Silva, Helder Carvalho e Fátima Araújo
Locução: Rodrigo Silva, Leonor Cardos
Arquivo digital de informação: Mariana Viana
Direção Geral: Daniel Deusdado

Governo anuncia transporte rodoviário estadual gratuito para o idoso

jul 23, 2013   //   by admin   //   Artigos  //  No Comments

1069209_10151810269638653_921478194_n

Projeto de lei prevê assentos reservados para pessoas com mais de 60 anos em 670 itinerários

Uma boa notícia para a melhor idade do Estado de São Paulo. O governador Geraldo Alckmin anunciou nesta terça-feira, 23, medida que garante duas passagens gratuitas para idosos em 2.800 ônibus intermunicipais. Para assegurar seu direito nos 670 itinerários, pessoas com mais de 60 anos devem realizar a reserva com ao menos 24 horas de antecedência e comprovar a idade com a apresentação de um documento de identidade.

O projeto de lei, que é uma iniciativa da Artesp (Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados de Transporte do Estado de São Paulo), atinge ao menos cerca de 3,4 milhões de passageiros com mais de 65 anos que já utilizam transporte rodoviário. “As pessoas acima de 60 anos vão poder conhecer melhor o estado, aproveitar a baixa temporada. Isto vai movimentar as nossas cidades, ajudar no turismo e melhorar a saúde mental das pessoas”, explicou Alckmin.

A ação, que passa a integrar o Programa São Paulo Amigo do Idoso, prevê multa de R$ 3.874,00 para as empresas que se negarem a conceder o benefício. O valor pode dobrar em caso de reincidência.

Fonte: http://www.saopaulo.sp.gov.br/spnoticias/lenoticia.php?id=230963

Rede de suporte social para Idosos – Programa Você em Foco

jul 5, 2013   //   by admin   //   Artigos  //  No Comments

O programa Você em Foco do dia 05 de Julho de 2013 contou com a participação da assistente social Marilia Viana Berzins, para falar sobre rede de apoio social e envelhecimento. Marilia explica que o envelhecimento populacional é uma história de sucesso da humanidade. “Ele foi a maior conquista social dos seres humanos no último século e, portanto, não deve ser encarado como um problema, mas como uma conquista e um triunfo a ser celebrado.” O envelhecimento populacional é uma das mais significativas tendências do século XXI, uma em cada nove pessoas no mundo tem 60 anos ou mais. Essa parcela da população apresenta vários desafios sociais, econômicos e culturais. “Redes sociais formadas por familiares e amigos, oferecem suporte social na forma de amor, afeição, preocupação e assistência, com isso, temos que ficar atentos à maneira como está nossa rede social e a importância dela em nossas vidas” destaca Marilia. O apoio social leva o indivíduo a acreditar que é querido, amado, estimado, e que faz parte de uma rede social com compromissos mútuos. Desta maneira, o apoio social poderia aumentar a sensação de controle sobre sua própria vida e, assim, ter implicações positivas sobre a nossa saúde.

Apresentadora: Assistente social Marilia Viana Berzins
Data de exibição: 05/07/2013

safe_image

Assista o vídeo acessando o link abaixo:

http://www.youtube.com/watch?v=gTlwl5DVGNY&feature=youtu.be

Páginas:12»