Browsing articles from "outubro, 2012"

Comemoração do Mês do Idoso foi excelente, avalia o CMI

out 2, 2012   //   by admin   //   Notícias  //  No Comments

Em reunião realizada nesta terça-feira, 2 de outubro de 2012, as 9h30, no Centro de Referência de Assistência Social – CRAS/Nações, os membros do Conselho Municipal do Idoso de Salto fizeram avaliação do “Mês do Idoso” na cidade, comemorado em setembro. O início se deu com a “1ª Caminhada pela Valorização da Vida”, no dia 4 de setembro, promovida pelo Grupo “Renascer” de Terceira Idade em parceria com a MK Gerontologia.

Os grupos “Renascer”, “Saltense da Melhor Idade” e Clube dos Aposentados e Pensionistas realizaram eventos em suas sedes. O Conselho Municipal do Idoso foi responsável pelo evento “Maior Cuidado”, com palestra da gerontóloga Sandra Regina Gomes, da Fundação Mapfre. Este evento contou com apoio da Secretaria de Ação Social e Cidadania. O CMI avaliou como excelente todos os eventos, principalmente pela motivação dos idosos da cidade em conhecer os trabalhos desenvolvidos pelo Conselho e pelas entidades.

Na reunião, que contou com a presença da assistente social do CRAS/Nações Edna e de visitantes, foi proposta a formação da primeira comissão de fiscalização, tendo como prioridade a área da saúde dos idosos. Essa comissão (e as demais que serão formadas) é embasada no Regimento Interno do CMI, recentemente aprovado e publicado (25 de agosto de 2012) pelo prefeito municipal Geraldo Garcia. A cada trimestre, sem deixar o “foco” da amplitude dos direitos dos idosos, será destacada uma prioridade, com o objetivo de conscientizar, fiscalizar e cobrar dos poderes constituídos as ações em favor da pessoa idosa.

O Conselho Municipal do Idoso está preparando um documento de propostas de políticas públicas para a pessoa idosa, que será apresentado ao futuro prefeito municipal, que será convidado a participar de reunião do Conselho. Também foi elaborado o calendário de atividades para 2013 que será publicado até o final deste mês para conhecimento público.