Browsing articles from "dezembro, 2012"

Feliz 2013

dez 31, 2012   //   by admin   //   Notícias  //  No Comments

O Conselho Municipal do Idoso da Estância Turística de Salto deseja a todos os que colaboraram e acreditaram no nosso trabalho em 2012, feliz 2013, cheio de realizações e luta. Deus abençoe a todos.

Idosos dançando

 

 

Mensagem de Natal 2012

dez 25, 2012   //   by admin   //   Notícias  //  No Comments

mensagem natal ok jpg

CMI realiza pesquisa sobre Idosos em 2012

dez 6, 2012   //   by admin   //   Notícias  //  No Comments

Conselho Municipal do Idoso (CMI) realizou neste ano uma pesquisa com objetivos de coletar informações sobre a frequência de Idosos em grupos, associações e entidades no município. A Pesquisa foi desenvolvida por intermédio da Conselheira Ivani de Carvalho, representando a Secretaria Municipal da Educação (SEME).

Os dados foram coletados, no período de junho a setembro do ano de 2012, mediante ao preenchimento de fichas disponibilizadas pela SEME aos Centros Municipais de Educação de Salto (CEMUS), nos quais os docentes distribuíram às crianças regularmente matriculadas. Assim, os alunos levaram um pequeno questionário para sua residência e solicitaram aos seus familiares idosos o preenchimento.

O questionário havia perguntas como nome, data de nascimento, bairro onde mora e se frequenta algum grupo, associação ou entidade no município, contendo algumas alternativas para assinalar.

Os resultados revelaram que dos 254 idosos que participaram da pesquisa, 76% não frequenta nenhum Grupo que oferece atividades específicas, ou não, ao segmento idoso da população. E observamos que 62% destes idosos são do gênero feminino e se encontram entre a faixa etária de 60 a 69 anos. Entre os 68  idosos que relataram frequentar Grupos, também encontramos que a maioria é do gênero feminino, entre 60 a 69 anos, sendo a Associação dos Aposentados e Pensionistas de Salto o grupo mais frequentado.

A maioria dos idosos que não frequentam grupos reside no bairro Salto de São José, sendo distante dos principais grupos citados na pesquisa: Associação dos Aposentados e Pensionistas, Grupo Renascer da Terceira Idade e Grupo Saltense da Melhor Idade.

Essa pesquisa aponta importantes reflexões, como:

a) Há necessidade de uma investigação de quais atividades em grupos estão disponíveis para o público idoso masculino, para que possamos compreender se, no caso deste município, é uma questão de gênero ou ausência de oferta de atividades mais atrativas para este público em específico;

b) O questionário levado por crianças, e preenchidas por idosos familiares, indicam um caminho possível para as atividades escolares, envolvendo   conteúdos relativos à convivência entre gerações.

c) Apesar das 254 questionários preenchidos, este número se mostra insuficiente para traçar um perfil consistente dos idosos, diante do total de 11.233 idosos no município (IBGE, 2010). No entanto, é válida esta primeira iniciativa de pesquisa realizada pelo CMI, por ter sido possível o envolvimento de coordenadores, professores, crianças, familiares e idosos. Este fato mostra caminhos possíveis de aproximação do CMI à população idosa, envolvendo sua família e sua comunidade em outras ações futuras do conselho

O relatório completo, elaborado por Karina Flauzino (Gerontóloga e Assessora do CMI), poderá ser visualizado no site do CMI, na aba arquivos/ documentos.

Conselho Municipal do Idoso inaugura site

dez 5, 2012   //   by admin   //   Notícias  //  No Comments

A reunião do Conselho Municipal do Idoso, realizada nesta terça-feira (4 de dezembro) em sala da Secretaria de Ação Social e Cidadania teve pauta recheada, com avaliação do trabalho de 2012 e propostas de continuidade no trabalho de conscientização e na defesa dos direitos da pessoa idosa.

A reunião foi aberta com saudação do presidente diácono José Carlos Pascoal à secretária de Ação Social e Cidadania Isabel Cristina Braga Pratavieira pelo apoio dado ao Conselho Municipal do Idoso na sua gestão. Isabel agradeceu a manifestação, falando da importância do CMI para a sociedade saltense. “É um trabalho feito com independência, com dinamismo e em parceria com a Secretaria, que tem dado resultado em prol dos direitos da pessoa idosa em Salto”, falou. Também foi acolhida a chefe de gabinete e futura secretária de Ação Social e Cidadania Lucilia Barbosa Damasceno, que se colocou à disposição do CMI para dar continuidade ao trabalho.

Na avaliação de 2012 destacou-se o evento realizado na Praça XV de Novembro em 15 de junho de 2012, “Dia Mundial de Conscientização sobre a violência contra a pessoa idosa”, que contou com grande número de participantes, reunindo as entidades saltenses e secretarias municipais. “A conscientização deu fruto, porque as pessoas tomaram consciência e estão denunciando os abusos e a violência contra os idosos”, destacou Márcia Passoni, vice-presidente.

Também foi destaque o Mês do Idoso, setembro, com eventos promovidos pelo Conselho e pelas entidades: “Renascer de Terceira idade”, Grupo “Melhor Idade”, Clube dos Aposentados e Pensionistas, Unimed Ativa, Cecoi, Pharmaderma, Botica Chá da Terra e outras. A 1ª Caminhada do Idoso, no dia 4 de setembro foi promovida em parceria pelo grupo “Renascer” e MK Gerontologia.

 Como destaque da reunião do CMI, foi feito o lançamento oficial do site do Conselho Municipal do Idoso, criado pela empresa saltense Orion Sites, que pretende ser um importante meio de comunicação e interação do CMI com a sociedade saltense, em especial na divulgação de informações, eventos, documentos. A assessora do CMI, Karina Flauzino e a conselheira Luciana Baldi dos Santos fizeram a apresentação. O endereço é: www.cmisalto.com.br. Informações através do e-mail: conselhomunicipaldoidoso@salto.sp.gov.br.

 Na reunião foi entregue à Secretaria de Ação Social e Cidadania um Plano de Ação, com propostas do CMI para o cumprimento do Estatuto do idoso e Política municipal do idoso em Salto. Cópia desse documento também será entregue ao futuro prefeito municipal Juvenil Cirelli, que justificou a ausência na reunião (fora convidado pelo CMI). A próxima reunião será no dia 5 de fevereiro de 2013, na sede do Grupo “Renascer” de Terceira Idade.

Reunião do CMI avaliará atividades de 2012

dez 4, 2012   //   by admin   //   Notícias  //  No Comments

Nesta terça-feira, será realizada em sala da Secretaria de Ação Social e cidadania a última reunião ordinária do Conselho Municipal do Idoso. Será lançado oficialmente o site do CMI e será feita avaliação das atividades de 2012.

Na reunião, será entregue aos representantes do futuro prefeito municipal Juvenil Cirelli uma pauta de reivindicações do Conselho Municipal do Idoso, que ouviu pessoas idosas em várias partes da cidade. Também será oficializada as Comissões de Fiscalização de Casas de Repouso e de Transportes Públicos.