Browsing articles from "fevereiro, 2013"

Conselho Municipal do Idoso realiza primeira reunião de 2013

fev 10, 2013   //   by admin   //   Notícias  //  No Comments

Foi realizada na terça-feira, 5 de fevereiro, as 9h30, na sede da Associação Filantrópica “Renascer” de Terceira Idade, a primeira reunião do Conselho Municipal do Idoso de Salto em 2013. A pauta foi extensa, com participação e debates de conselheiros e convidados.

Na primeira parte da reunião foi dada a palavra ao coordenador da Vigilância Sanitária, Marco, que apresentou o trabalho do órgão público com relação às chamadas “Casas de Repouso”. Explicou que esses locais de asilamento devem estar cadastradas junto ao Conselho Municipal do Idoso que faz as vistorias juntamente com a VISA para que as mesmas possam estar em funcionamento. “Temos dificuldade de fiscalizar mais que uma vez por ano pela demanda do nosso trabalho que é muito mais amplo, e o CMI teria condição de fazer as visitas/vistorias com maior frequência”, disse. “As residências geriátricas só devem funcionar se tiver em seus quadros um profissional de nível superior ligado à área da saúde”, completou.

Em Salto há 8 (oito) Casas Geriátricas e o Lar “Frederico Ozanam”, que abrigam idosos com patologias diversas. “Precisamos tomar cuidados, juntamente com o Poder Público, de que essas casas não tenham apenas o intuito comercial econômico (afinal se trata se uma atividade econômica), mas sejam exemplos de atendimento aos idosos, com pessoas capacitadas”, disse o presidente do CMI diácono José Carlos Pascoal.

O CMI está vistoriando e fiscalizando, tendo realizado essa missão em três casas, estando programadas mais duas vistorias ainda em fevereiro. Foi formada uma Comissão para esse trabalho, integrada pelas conselheiras: Luciana Baldi dos Santos, Margareta Croon Nicácio, Neusa Muller, Helena Telha Betiol (Bila), Zilá Papes Ferron, Márcia Passoni, e as colaboradoras voluntárias Mainara Stecca e Karina Flauzino.

Outros assuntos debatidos: preparação do Fórum da Pessoa Idosa, previsto para 9 de abril de 2013, com participação de representantes de entidades públicas e privadas; local para asilamento temporário de idosos em situação de risco; implantação em Salto da Carteira do Idoso (proposta será levada à Secretaria de Ação Social e Cidadania); envio de ofício à Viação Bonavita, Secretaria de Ação Social e Cidadania e Promotoria sobre cobradores e motoristas da empresa dificultarem a entrada de idosos e obesos nos ônibus intermunicipais – foi indeferido pela Promotoria que quer que as próprias pessoas lesadas façam as reclamações; retirada do Cartão do Idoso, para garantia de uso de vagas preferenciais em estacionamentos de instituições;  divulgação das atividades para idosos nas instituições através do dite do CMI – www.cmisalto.com.br, e facebook – www.facebook.com/groups/Conselhodoidososalto/;  Grupo de teatro “Idade em Cena”: preferencial para pessoas acima de 45 anos, as quinta-feiras das 20:00hs as 21:30hs, local: Espaço Barros Junior, já iniciado, valor de 35 reais.

A próxima reunião do CMI será no dia 5 de março, das 9h as 11h, no Lar “Frederico Ozanam”, com entrada pela Rua 9 de julho. A reunião é aberta a interessados na causa da pessoa idosa.
Idosos felizes

Reunião do CMI na terça-feira, 5 de fevereiro

fev 3, 2013   //   by admin   //   Notícias  //  No Comments

Prezados conselheiros e conselheiras: venho lembrá-los da 1ª reunião do Conselho Municipal do Idoso de 2013, que será realizada na sede do Grupo “Renascer” de Terceira Idade,  (11) 4028-6295 ou (11) 9521-4663. Endereço: Rua Floriano Peixoto, número 1.705, Jardim Sontag, na terça-feira, dia 5 de fevereiro, das 9h30 as 11h.

Na pauta:

* locais para acolher idosos em situação de risco.

* Vigilância Sanitária e visitas de inspeção às casas de repouso.

* Recomposição do quadro de conselheiros por parte da Prefeitura Municipal.

* Formação de Comissões.

* Preparação do Fórum.

 

Certos de suas importantes presenças, atenciosamente

Diácono José Carlos Pascoal, presidente.