Browsing articles from "junho, 2013"

Festa Junina do Grupo Renascer da Terceira Idade de Salto

jun 21, 2013   //   by admin   //   Notícias  //  No Comments

A Festa Junina do Grupo Renascer da Terceira Idade (Rua Floriano Peixoto, nº 1705) será no dia 25 de junho (terça-feira), a partir das 13:00 horas.

Mais informações, ou em caso de organização de um grupo de pessoas, entrar em contato com o Grupo Renascer, por meio do telefone: 4028-6295.festa do Renascer

14 de Junho de 2013 – Ato contra a violência contra pessoa idosa

jun 16, 2013   //   by admin   //   Notícias  //  No Comments

Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa na Praça XV, de Salto.

O Conselho Municipal do Idoso da Estância Turística de Salto realizou na sexta-feira, 14 de junho, a 2ª Manifestação do Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, das 15h as 17h30, com participação de entidades, escolas e autoridades, contando mais de 300 participantes. A abertura do evento teve a apresentação de música sertaneja de raíz, através da dupla Rodrigo (um dos irmãs gêmeos Castor e Pólux) e Igor, excelente violeiro juvenil.

A apresentação foi feita pelo diácono José Carlos Pascoal, presidente do CMI Salto, e o evento contou com apoio da Prefeitura Municipal de Salto através das Secretarias: da Ação Social e Cidadania; Saúde; Cultura; Educação e Governo. A Secretaria da Ação Social e Cidadania, Lucília Barbosa Damasceno fez a acolhida a todos os participantes, falando de sua alegria em ver que mais pessoas e entidades aderiram à mobilização.

Também fizeram uso da palavra o presidente da Câmara Municipal de Salto Divaldo Aparecido dos Santos – Garotinho, acompanhado dos vereadores Wilhes Gomes da Silva, Agnaldo Ribeiro Soares – Guina, e Luzia de Fátima Izidório Vidal; a Coordenadora da Coordenadoria da Pessoa Idosa, Karina Flauzino; a vice-prefeita Jussara Vilaça e o prefeito municipal Juvenil Cirelli, que anunciou a construção do Centro Dia para idosos e transferência do CECOI na área do Centro Esportivo do Jardim Maria José.

A parte artística foi apresentada pelos grupos: CRAS Saltense, número de dança; CRAS Santa Cruz, dança; Coral Infantil do Conservatório Maestro Henrique Castellari; Grupo de Violão do Centro de Convivência do Idoso (CECOI); Clube Saltense da Melhor Idade, com a dança “Roda da Alegria”; e o encerramento foi feito pelo Coral da Unimed Ativa..

As conselheiras Margaretha Croon Nicário e Celiane Buselli Dalla Vecchia apresentaram o tema “Violência – o que é?”. Karen Ribeiro Crucelle e Karina Flauzino falaram sobre os tipos de violência contra a pessoa idosa, enquanto que Ivani Carvalho expôs os números de casos de violência contra idosos registrados no CREAS – Centro de Referência Especializado de Assistência Social. Falou ainda dos locais onde denunciar: Delegacia de Polícia; Delegacia da Defesa da Mulher; Ministério Público; CREAS; Conselho Municipal do Idoso e Disque Denúncia Nacional – Disque 100.

Destaque-se a presença da Associação de Educação Homem do Amanhã (Guardinha), com dezenas de jovens, e das crianças do CEMUS IV “Prof. Odilo Della Paschoa”. O encerramento foi feito pela vice-presidente Márcia Regina Passoni, que agradeceu a participação de todos e o apoio recebido.Site

A luta por justiça, direitos e contra a violência continua. Obrigado por participar conosco.

Prefeitura de Salto divulga agenda semanal do Programa de Empregabilidade

jun 11, 2013   //   by admin   //   Notícias  //  No Comments

O Programa de Empregabilidade da Prefeitura da Estância Turística de Salto oferece na semana do dia 10 a 15 de julho, as seguintes palestras e cursos:

10/6 – Telecentro CEMUS IV Centro – Curso de Informática – Informações e inscrições no local Avenida Dom Pedro II, 826 – Centro;
12/6 – 19h30 – Escola Estadual Joseano Costa Pinto – Palestra: “Descobrindo o Mercado de Trabalho”, com Eduardo de Campos – Informações e Inscrições no PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador) na Rua José Revel, 270 – Centro;
13/6 – 19h30 – Na Escola Acylino do Amaral Gurgel – Palestra: “Motivação Profissional”, com Zuleide Rufino – Informações e Inscrições no PAT na Rua José Revel, 270 – Centro;
14/6- 18h às 19h30 – No Centro de Lazer Arlindo Bonardi – Jardim das Nações – Palestra: “Novos caminhos, atitudes positivas, bons resultados pessoais e profissionais”, com Aline Tavares do SENAC (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial) – Informações e Inscrições no PAT. Rua José Revel, 270. Centro
15 e 16/6 – 8h às 17h – Curso: Olericultura Básica – Instalação da lavoura – ministrado por Adilson Valdeci Barbosa – na Aliança da Misericórdia – Informações e Inscrições no Sindicato Rural – Rua Rodrigues Alves, 635 – Centro.

Violência contra pessoas idosas

jun 9, 2013   //   by admin   //   Artigos  //  No Comments

Diácono José Carlos Pascoal

Presidente do Conselho Municipal da Pessoa Idosa

“Dá ouvidos a teu pai, àquele que te gerou, e não desprezes tua mãe quando envelhecer. Adquire a verdade e não a vendas, adquire sabedoria, instruções e inteligência. O pai do justo exultará de alegria, aquele que gerou um sábio alegrar-se-á nele. Que teu pai se alegre por tua causa, que viva na alegria aquela que te deu a luz”. (Provérbios 23, 22-25)

Sempre foi motivo de alegre expectativa a visita à casa dos avós para ouvir suas histórias (ou estórias), saborear as deliciosas comidas, os deliciosos licores. Era raro ouvir falar ou presenciar um ato de violência, com exceção das “rusgas” de sogra e nora. A sociedade mudou, dizemos nós. Hoje nos falta tempo para visitas, estamos movidos pelo cotidiano do trabalho, do consumismo, do individualismo. Isso tem afetado nossas relações sociais e familiares, com prejuízo que parece cada vez mais irreparável.

Lembro um ditado popular: “uma mãe cuida de 10 filhos; dez filhos abandonam a mãe”. Um amigo, que cuidou do pai até o falecimento deste, e cuida da mãe doente, acha inconcebível alguém praticar violência contra uma pessoa tão fragilizada. Infelizmente, isso tem acontecido de maneira geral: violência moral, sexual e psicológica, violência financeira, física, sob a forma de exclusão sócio-afetiva. As Instituições de Longa Permanência de Idosos estão cada vez mais superlotadas de idosos abandonados por seus familiares. Os idosos estão sendo “arrancados” dos seus convívios, e colocados em instituições distantes de seus locais de origem, o que provoca a falta de visitas, o rompimento do vínculo familiar (art. 49, I, do Estatuto do Idoso).

Os Conselhos Municipais do Idoso recebem rotineiramente denúncias de várias formas de violência: o aproveitador (geralmente da família) que usa os documentos e assinatura da pessoa idosa para fazer financiamentos de bens e empréstimos consignados; o neto usuário de drogas, que comete violência física para subtrair dinheiro; idosos doentes abandonados em cômodos sem higiene, alimentação e remédios. Ou, simplesmente abandonados nos chamados “lar” ou “asilo”, alguns sem estrutura, como que “depósito” de idosos. A fiscalização compete aos órgãos públicos, mas, principalmente ao Conselho Municipal da Pessoa Idosa.

15 de junho é o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa. Momento de agir, romper o silêncio, divulgar os direitos (e deveres), não perder a utopia de que é possível mudar esse estado de coisas, de refletir seriamente como está nosso relacionamento familiar, a educação no trânsito, nos atendimentos hospitalares, bancários, órgãos públicos, resgatar com as crianças, adolescentes e jovens o respeito necessário. A população está envelhecendo, a perspectiva de vida aumentando e os casais gerando menos filhos.

Muita gente se esquece que vai envelhecer. Não é para ficar ensimesmado com isso, mas se preparar dignamente para o envelhecimento, respeitando já os idosos.

No dia 14 de junho, das 15h as 17h30, na Praça XV de Novembro, o Conselho Municipal da Pessoa Idosa estará realizando a manifestação do 2º Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa. Sua presença é muito importante. É PRECISO ROMPER O SILÊNCIO!!!

CMI participa de Palestra do Programa de Empregabilidade

jun 5, 2013   //   by admin   //   Notícias  //  No Comments

No dia 05 de junho, o Programa de Empregabilidade da Prefeitura da Estância Turística de Salto promoveu uma palestra com o tema “A Recolocação Profissional após os 40 anos”, no CEC em Salto. A palestra foi ministrada por Eduardo de Campos, formado em Administração e profissional da Empresa IKS. Membros participantes do Conselho Municipal do Idoso (CMI) estiveram presente na palestra.

Eduardo iniciou com uma análise do mercado, e destacou que “A experiência está sendo mais valorizada no mercado de trabalho. Em 2040, aproximadamente 57% dos Recursos Humanos do país será composta por pessoas com mais de 45 anos”.

O Palestrante ofereceu dicas para atualização do currículo e apresentou os erros mais comuns encontrados no preenchimento do currículo e na apresentação pessoal, como: erros de português, frases feitas ou textos prontos, citar experiências que nunca teve ou cursos que nunca frequentou.

Uma dica importante citada por Eduardo às pessoas velhas é explorar a experiência profissional na entrevista de emprego. “Este recurso deve ser melhor aproveitado pelos mais velhos”.

Por fim, destacou a questão da motivação pessoal: “Não perdemos a motivação, esta apenas fica adormecida dentro de nós. Devemos procurar planejar metas atingíveis, evitar frustrações e a autodiscriminação”.

CMI ressalta que o “Programa de Valorização da Pessoa Idosa”, promovido pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e do Trabalho, em parceria com a Secretaria de Ação Social e Cidadania e CMI, está cadastrando pessoas com idade igual ou acima de 45 anos interessados em retornar ao mercado de trabalho.

O cadastramento é realizado no PAT (Posto de Atendimento do Trabalhador) na Rua José Revel, 270, centro, Salto, SP. Para preenchimento da ficha são necessários os documentos: CPTS (Carteira de Trabalho e Previdência Social), Número do PIS (Programa de Integração Social) CPF (Cadastro de Pessoa Física) e RG (identidade).

Conselho Municipal do Idoso realizará dia de conscientização na Praça XV

jun 5, 2013   //   by admin   //   Notícias  //  No Comments

Em reunião realizada nesta terça-feira, 4 de junho, no Centro de Atenção Psicossocial – CAPS/CECOI, Rua Pio XII, 70 – Centro, as 9h, foram acertados os últimos detalhes do evento que será promovido pelo Conselho Municipal do Idoso de Salto no dia 14 de junho, das 15h as 17h15, na Praça XV de Novembro, referente ao Dia Mundial da Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa. Essa data é celebrada em todo o mundo no dia 15, mas foi antecipado para o dia 14, sexta-feira, para possibilitar a participação de entidades e alunos de escolas estaduais e municipais.

Na reunião foi aprovada a Resolução de Inscrição de ILPS – Instituição de Longa Permanência para Idosos junto ao Conselho Municipal do Idoso. O CMI fará contato com a Secretaria de Ação Social e Cidadania para realizar Audiência para esclarecimentos aos responsáveis por essas instituições.

O CMI tem participado da programação “Prefeitura nos bairros” para fornecer orientação sobre os direitos dos idosos, bem como participa do projeto sobre empregabilidade para pessoas com idade acima de 45 anos.

Veja abaixo a programação para o Dia Mundial da Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa:

 

 14 de junho, às 15h00 – Praça XV de Novembro – Salto,SP

  •  15h00 – Cantores Gêmeos – Castor e Pólux
  • 15h30 – Abertura Oficial da II Mobilização

              1º Apitaço de Conscientização

  • 15h45 – Grupo Renascer da Terceira Idade – Dança do Ventre
  • 16h00 – Conservatório Maestro Henrique Castelari – Coral Infantil

              2º Apitaço de Conscientização

  • 16h15 – Clube Saltense da Melhor Idade – Dança Sênior “Roda da Alegria”
  • 16h30 – Centro de Convivência do Idoso (CECOI) – Grupo de Violão

              3º Apitaço de Conscientização

  • 16h45 – CRAS Jd. Saltense – Dança Aeróbica
  • 17h00 – Unimed Ativa – Grupo de Coral

              4º Apitaço de Conscientização

              Distribuição de Balões – Encerramento

  site cmi

Reunião do CMI será no CECOI, nesta terça-feira, 4 de junho

jun 1, 2013   //   by admin   //   Notícias  //  No Comments
O CMI – Conselho Municipal do Idoso de Salto realizará a próxima reunião no dia 4 de junho, terça feira, das 9h as 11h, no CECOI, Rua Pio XII, 70, Centro. 
Assunto principal da pauta: Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a pessoa idosa, 14 de junho, das 15h30 as 17h, na Praça XV de Novembro.
 
A reunião é aberta a todos os interessados na causa da pessoa idosa, em especial na defesa de seus direitos.