Browsing articles from "novembro, 2013"

CMPI prestigia o II Congresso Municipal de Envelhecimento Ativo em SP

nov 30, 2013   //   by admin   //   Notícias  //  No Comments

No dia 30 de novembro, na Câmara Municipal da Pessoa Idosa em São Paulo, o CMPI e a Coordenadoria da Pessoa Idosa estiveram presentes no II Congresso Municipal de Envelhecimento Ativo.

II Congresso de Envelhecimento Ativo SP a

Entre as 700 pessoas presentes ao congresso durante todo o dia, estavam idosos, cuidadores, universitários, estudiosos, políticos e médicos especialistas nos cuidados com os idosos.

A palestra do médico e gerontólogo Alexandre Kalache, criador do termo “envelhecimento ativo” e Presidente do Centro Internacional da Longevidade, no Rio de Janeiro, teve a participação animada da plateia.

“É fundamental que a gente prepare esse país, que a gente ainda acha que é local de jovens, quando, na verdade, é uma nação que já tem cabelos grisalhos e, daqui a pouquinho estará tão envelhecida como o Japão. Então, em 2050, quando você for uma pessoa idosa, o Brasil vai ter 30% da população com mais de 60 anos. Hoje são 12%. Quando eu era jovem eram 4%. Então, esse envelhecimento é muito rápido, e se a gente não se preparar, vamos dar ‘tiro no pé’. Envelhecer é bom, morrer cedo é que não presta”, disse Kalache.

O termo “envelhecimento ativo”, adotado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), é um conceito que reconhece que além dos cuidados com a saúde outros fatores afetam o modo como as pessoas e as populações envelhecem.

A capital tem mais de 1,3 milhão de idosos e precisa de políticas públicas para atender esta população. “São Paulo está devendo em termos de acessibilidade, de acesso a prédios, a calçadas adequadas, transporte público acessível. Então, nós estamos devendo nessa parte. E também na parte de saúde, com serviços mais voltados para as necessidades do idoso, além de cursos, de inclusão digital. Existe um campo imenso a ser abordado pelas políticas públicas. Não que isso não esteja sendo feito, mas nós temos um longo caminho pela frente”, pontuou o geriatra Luiz Roberto Ramos, professor titular da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

O evento foi organizado pelo mandato do vereador Natalini, Hospital Premier e Secretaria Municipal de Direitos Humanos, por meio da Coordenadoria do Idoso e do Grande Conselho Municipal do Idoso.

Fonte: http://vereadornatalini.com.br/

II Congresso de Envelhecimento Ativo SP

(esquerda à direita: Karina Flauzino – Coordenadora da Pessoa Idosa, Eva Bettine – Associação Brasileira de Gerontologia, Márcia Regina – Vice Presidente do CMPI, Helena Telha Betiol – Presidente do CMPI, Dra. Beatriz Gutierrez – Profa. Dra. da Universidade de São Paulo/ EACH, Maria Helena Silveira – Gerontóloga)

CMPI participa da construção da Política Municipal da Pessoa Idosa

nov 21, 2013   //   by admin   //   Notícias  //  No Comments

A Política Municipal da Pessoa Idosa está sendo formulada com contribuições de secretarias municipais e sociedade civil.

No ultimo dia 18 de novembro, na sede da Secretaria Municipal da Ação Social e Cidadania, estiveram reunidos representantes da Coordenadoria da Pessoa Idosa, Conselho Municipal da Pessoa Idosa, Secretaria de Educação e Secretaria de Defesa Social (Departamento de trânsito e transportes) para a discussão das áreas de cultura e transporte.

Na ocasião, o Sr. Ubirajara Bicesto da Silva, Diretor do Trânsito, colocou-se à disposição para parcerias em ações voltadas às pessoas idosas e reiterou os contatos do Departamento em casos de denúncias pelos usuários de transporte ou no trânsito, divulgando os telefones (4028-2590 e 4028-4777) e email: transito@salto.sp.gov.br.

Próximas reuniões serão agendadas para as contribuições de outras áreas governamentais na discussão da Política Municipal da Pessoa Idosa, baseando-se nas legislações vigentes do Estatuto do Idoso e a Política Estadual do Idoso. O objetivo da Coordenadoria da Pessoa Idosa, vinculada à Secretaria da Ação Social e Cidadania, é que no próximo ano já se tenha a aprovação da Política Municipal da Pessoa Idosa em Salto.

Política Municipal da Pessoa Idosa

2ª reunião de discussão da Política Municipal da Pessoa Idosa

Conselheiros do CMPI tomaram posse nesta terça-feira

nov 5, 2013   //   by admin   //   Notícias  //  No Comments

Os conselheiros indicados pelo Poder Público e pela Sociedade Civil (titulares e suplentes) do Conselho Municipal da Pessoa Idosa de Salto tomaram posse na manhã desta terça-feira, 5 de novembro, em reunião realizada as 9h, no Centro de Referência de Assistência Social – CRAS do Jardim Santa Cruz, e que contou com a presença do prefeito municipal Juvenil Cirelli e do presidente da Câmara Municipal Divaldo Aparecido dos Santos (Garotinho).

Eis a r site 2


I – Representante da Secretaria de Ação social e Cidadania
– Karen Cristiane R. Crucelle (Titular)
– Karina de Lima Flauzino(Suplente)

II – Secretaria de Negócios Jurídicos
– Claudia Regina Cruz da Silva (Titular)
– Janaina Bassetti (Suplente)

III – Secretaria de Desenvolvimento Urbano
– Kátia Piclum Versosa (Titular)
– Marlon Reis Santana (Suplente)

IV – Secretaria de Saúde
– Luciana Baldi G. Santos (Titular)
– Sandra Regina Cardoso de Sousa (Suplente)

V- Secretaria de Esportes e Lazer
– Carlos Henrique Mattos (Titular)
– Ronaldo Luiz D´Isep (Suplente)

VI – Secretaria de Cultura
– Matheus Damato Junior (Titular)
– Fernando Cesar de Lima (Suplente)

VII – Secretaria de Obras e Serviços Públicos
– Selma Deolinda Ferreira (Titular)
– Milena de Cássia Gonçalves (Suplente)

VIII – Secretaria de Educação
– Ivani Carvalho (Titular)
– Antonia Salete Stecca (Suplente)

Representantes da Sociedade Civil:

I- Assistência Vicentina “Frederico Ozanam”
– Antonio Tarciso Benvenutto (Titular)
– Rosiquel Rabael Pereira (Suplente)
– Harrison Rogê Silveira (Titular)
– Bruna Aparecida Cavagliero Pinto (Suplente)

II- Grupo Saltense da Melhor Idade
– Mainara Stecca (Titular)
– Iolanda Gilberti Peres (Suplente)

III- Grupo Renascer de Terceira Idade
– Margaretha Catharina Maria Croon Nicácio (Titular)
– Zilá Papes Ferron (Suplente)
– José Carlos Pascoal (Titular)
– Neusa Muller Dalla Vecchia (Suplente)
– Márcia Regina Passoni (Titular)
– Israel Luiz de Oliveira (Suplente)

IV- Associação dos Aposentados e Pensionistas
– Helena Zulmira Telha Betiol (Titular)
– Aurora Vargas Telesi (Suplente)
– Enio Padovani (Titular)
– Elza Chimin (Suplente)

 

Decreto 11-10-2013

Bila é eleita presidente do Conselho Municipal da Pessoa Idosa de Salto

nov 5, 2013   //   by admin   //   Notícias  //  No Comments

Helena Zulmira Telha Betiol, a conhecida Bila, foi eleita na manhã desta terça-feira, 5 de novembro, presidente do Conselho Municipal da Pessoa Idosa da Estância Turística de Salto. A reunião do Conselho ocorreu no Centro de Referência de Assistência Social – CRAS, do Jardim Santa Cruz, na qual foram apresentados os conselheiros da próxima gestão.

Presidida pelo atual presidente diácono José Carlos Pascoal e coordenada pela vice-presidente Márcia Regina Passoni, a reunião contou com a presença de convidados, entre eles o prefeito municipal Juvenil Cirelli e o presidente da Câmara Municipal Divaldo Aparecido dos Santos (Garotinho). “Estamos felizes pelo trabalho desenvolvido pelo Conselho Municipal da Pessoa Idosa e exortamos para que continuem a buscar nas secretarias projetos voltados para a pessoa idosa”, falou o prefeito. “Com a Coordenadoria da Pessoa Idosa, comandada por Karina Flauzino, foi dado um grande avanço nessa área, e esperamos que a coordenadoria continue articulando com o Poder Público e com a sociedade”, comentou Juvenil. O prefeito falou ainda dos avanços em relação ao Centro de Convivência da Pessoa Idosa, que ocupará a área do Centro de Lazer do Jardim Maria José, inclusive com a inclusão do CECOI.

O presidente da Câmara Divaldo Garotinho falou do apoio que a Câmara Municipal oferece ao Conselho Municipal da Pessoa Idosa: “Trago em nome dos vereadores o total apoio da nossa Casa para as iniciativas do CMPI. Exorto ainda a fazerem uso, sempre que necessário, da Tribuna Livre, para que os vereadores e os munícipes que frequentam a Câmara possam conhecer o excelente trabalho que vocês prestam à sociedade saltense na atenção e cuidado com a pessoa idosa”, falou Garotinho.

O CMPI fará reunião extraordinária no dia 12 de novembro, as 9h30, na Casa da Cidadania (Rua 23 de Maio) para averiguação e andamento dos processos de documentação das casas de acolhimento das pessoas idosas, para a certificação exigida por lei junto ao CMPI. A coordenadora Karina também anunciou a ação desenvolvida junto às Secretarias do Município e Sociedade Civil para a revisão e implantação da Política Municipal do Idoso.

site

A nova diretoria do CMPI ficou assim constituída: presidente – Helena Zulmira Telha Betiol (Bila), da Associação dos Aposentados e Pensionistas de Salto; vice-presidente – Márcia Regina Passoni, do Grupo Renascer de Terceira Idade; secretária – Ivani Carvalho, da Secretaria da Educação; 2ª secretária – Bruna Aparecida Cavagliero Pinto, da Assistência Vicentina Lar “Frederico Ozanam”. A posse acontecerá na próxima reunião, dia 3 de dezembro de 2013, em sala da Secretaria de Ação Social e Cidadania.

 

(José Carlos Pascoal)

Convocação para reunião do Conselho Municipal da Pessoa Idosa de Salto

nov 1, 2013   //   by admin   //   Notícias  //  No Comments

Convocação de Conselheiros

O Conselho Municipal da Pessoa Idosa de Salto convoca os conselheiros e conselheiras para a reunião ordinária, que será realizada no dia 5 de novembro, terça-feira, as 9h, no CRAS – Centro de Referência da Assistência Social, Jardim Santa Cruz – Avenida Princesa Isabel, 1576 – Tel.: (11) 4602-5192.

O principal ítem da pauta será a eleição da diretoria do Conselho para o biênio 2014/2015. Será feita análise das atividades do CMPI em 2013 e perspectiva para 2014.

Autoridades estão sendo convidadas para este importante evento.

Atenciosamente,
Diácono José Carlos Pascoal – presidente.site