Browsing articles from "maio, 2014"

Minicursos de atualização na área de Gestão em ILPI e Autocuidado de Cuidadores – Maio 2014

maio 30, 2014   //   by admin   //   Galeria de Fotos  //  No Comments

Organização: CMPI e Sociedade Saltense Socorro Mútuo / Apoio: Secretaria da Ação Social e Cidadania, Coordenadoria da Pessoa Idosa – Prefeitura da Estância Turística de Salto / Realização: Empresa Gerovida – Arte, Educação e Saúde Plena

Imprensa b Imprensa c

Imprensa a

Conselho Municipal da Pessoa Idosa realiza minicursos para gestores e cuidadores

maio 30, 2014   //   by admin   //   Notícias  //  No Comments

Imprensa c

O objetivo foi oferecer aprimoramento e atualização dos profissionais na área de gestão e cuidados. O CMPI (Conselho Municipal da Pessoa Idosa) de Salto promoveu na sexta-feira, dia 30 de maio, no CEC – Centro de Educação e Cultura – Anselmo Duarte, dois minicursos voltados para gestores e cuidadores de Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPI’s) certificadas no Conselho.

 Os Minicursos foram realizados em parceria com a Sociedade Saltense de Socorro Mútuo e com apoio da Secretariade Ação Social e Cidadania, por intermédio da Coordenadoria da Pessoa Idosa e tinham como objetivo oferecer aprimoramento e atualização na área de gestão e cuidados.

Imprensa aA abertura contou com membros do Conselho e o Presidente da Sociedade Saltense de Socorro Mútuo, Francisco Moschini.  O Minicurso para gestores aconteceu no período da manhã e teve como foco “A Gestão em ILPI”, com carga horária de 2 horas. Para o público de cuidadores, o foco foi o “Autocuidado e o cuidado para idosos”, no período da tarde, com duração de 4 horas.

Os minicursos foram ministrados pela empresa Gerovida (Campinas), por meio das pelas profissionais:  Dra. Wanda Patrocínio (Pedagoga, mestre em Gerontologia e Doutora em Educação pela UNICAMP) e Maria Rosane de Souza Sério de Quadros (Fisioterapeuta, coordenadora do Bem estar e Saúde da ILPI Lar dos Velhinhos de Capivari).

Imprensa b

“Que com o aproveitamento dos minicursos, os profissionais possam ver os idosos com mais atenção, carinho e respeito. Muitas vezes é o olhar do idoso que reflete exatamente o que ele está sentido ou querendo. Um dia, quando estes profissionais que cuidam dos idosos envelhecerem, também vão precisar de todo esse cuidado que eles o fazem hoje” diz a Presidente do Conselho Municipal da Pessoa Idoso, Helena Telha Betiol.

Pesquisa comprova benefícios da caminhada na Terceira Idade

maio 30, 2014   //   by admin   //   Notícias  //  No Comments

Exercício reduz risco de idosos se tornarem fisicamente incapazes

Do New York Times

Exercícios regulares, incluindo caminhadas, podem reduzir significativamente o risco de uma pessoa mais velha se tornar fisicamente incapaz, segundo um dos maiores estudos já feitos sobre o tema.

Os resultados do trabalhado, publicado nesta semana na revista médica “Jama” reforçam a necessidade da atividade física frequente entre os idosos.

pesar dos benefícios dos exercícios serem conhecidos, há poucas evidências científicas de qualidade sobre eles. O novo estudo mostra que o exercício pode, de maneira eficaz, diminuir ou prevenir o desenvolvimento de incapacidade física. Cientistas de oito universidades e centros de pesquisa ao redor do mundo recrutaram 1.635 voluntários idosos e sedentários em 2010.

Eles foram divididos em dois grupos: um que caminhava por 150 minutos durante a semana e outro que recebeu informações sobre os benefícios da atividade.

Depois de quase três anos, os participantes que se exercitaram tinham 18% menos chance de ter alguma debilidade física durante o experimento.

Fonte: Folha de São Paulo, 29 de maio de 2014.1ª Caminhada pela Valorização da Pessoa Idosa

Hogewey – A cidade do faz de conta

maio 27, 2014   //   by admin   //   Notícias  //  No Comments

Hogewey04

A cidade tem supermercado, restaurante, teatro, cinema e pracinhas agradáveis. Uma típica vila holandesa. Mas nada disso é o que parece.

Hogewey é um lugar pacato e charmoso, com 23 casinhas simpáticas, um restaurante agradável e várias opções de lazer para os cerca de 150 moradores. Mas é uma cidade de faz de conta – que foi construída dentro de um asilo para idosos portadores de doenças mentais. A ideia é que eles façam compras, frequentem o teatro, se encontrem para comer ou bater papo pelas ruas da vila, levem a vida como se estivessem numa cidade de verdade, mas protegidos dos perigos do mundo real.

“Os pIdosa na fila do caixaacientes podem sair para o café ou para o supermercado sempre que quiserem, em um ambiente totalmente seguro”, descreve o arquiteto Michael Bol, que projetou a vila. Ela fica na cidadezinha de Weesp, de apenas 18 mil habitantes, e costumava ser um asilo como todos os outros, até que foi reconstruída em 2009. “Nós quisemos criar um clima de lar, não um ambiente hospitalar”, afirma Bol.

Moram até sete idosos em cada casa. Cada habitação tem decoração personalizada, tentando reproduzir o estilo do lugar onde cada um vivia antes. Os idosos são auxiliados por cuidadores – que usam roupas comuns, não uniformes e, além de cuidar dos velhinhos também trabalham no comércio da vila, como graçons, caixas de supermercados e cabeleireiros.  Hogewey é mantido pelo governo, que paga 5 mil euros por mês para manter cada idoso. Alguns dos velhinhos nem chegam a perceber que estão num asilo. E vivem mais felizes.

Fonte: Super Interessante – Maio de 2014 – Por: Débora Medeiros

dementia village cc ouple on tricycle

 

Hogewey02

Campanha “Trânsito é feito de Pessoas” em Salto

maio 23, 2014   //   by admin   //   Notícias  //  No Comments

Divulgação 1 A Campanha “Trânsito é feito de pessoas”, promovida pela Secretaria de Ação Social e Cidadania da  Estância Turística de Salto através da Coordenadoria da Pessoa Idosa e Coordenadoria da Pessoa com  Deficiência, com apoio da Secretaria da Defesa Social e Conselhos Municipais da Pessoa Idosa, da Pessoa  com Deficiência e do Trânsito e Transporte Público, está realizando os encontros em várias partes da  cidade para facilitar a participação do público alvo, que é a pessoa com deficiência e a pessoa idosa.

 As palestras sobre Trânsito são ministradas pelo Diretor do Departamento de Trânsito Ubirajara Bicesto  da Silva. Cada evento tem a duração de aproximadamente 1 hora e é interativa. Coordenam as reuniões:  Karina Flauzino, da Coordenadoria da Pessoa Idosa e Cecília Vicente Mezzalira da Rocha, da Coordenadoria da Pessoa com Deficiência.

20.05.14 Renascer

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fsite CMIoram realizados nos seguintes locais e horários: 20 de maio de 2014, terça-feira, 15h, na sede do Grupo “Renascer de Terceira Idade”, Jardim Sontag; 21 de maio, quarta-feira, 9h, no CRAS – Santa Cruz, Jardim Santa Cruz; 21 de maio, quarta-feira, 19h, no Sindicato dos Metalúrgicos de Salto, Vila Teixeira; 22 de maio, quinta-feira, 7h, no Centro Esportivo “Prof. José Carlos Buglia”, Jardim Nossa Senhora do Monte Serrat (CECAP).

Confira as datas, locais e horários das próximas reuniões:

* 28 de maio, quarta-feira, 15h, no Salão Comunitário da Comunidade São José – Rua dos Peixes, 449, Salto de São José.

* 29 de maio, quinta-feira, 15h, no CRAS Saltense – Rua Acácio Rodrigues de Morais, 522, Jardim Saltense.

 Participe e divulgue!

CMPI visita a Casa dos Conselhos em Campinas

maio 13, 2014   //   by admin   //   Notícias  //  No Comments

2014-05-13 16.54.07No dia 13 de maio, membros do CMPI e uma profissional da Secretaria da Ação Social e Cidadania estiveram presentes em reunião com conselheiros do Conselho Municipal do Idoso de Campinas, juntamente com o Coordenador dos Fundos Municipais – José Aparecido Rocha; Procuradora da Secretaria de Cidadania, Assistência e Inclusão Social e demais assessores – Dra. Kellye Ribas Machado; e Coordenadora Setorial de Apoio às Políticas Públicas Sociais – Eliane Jocelaine Pereira.

O encontro foi marcado por intermédio da Coordenadoria da Pessoa idosa de Salto, cujo objetivo foi a troca de experiência sobre a operacionalização do Fundo Municipal. O Conselho Municipal da Pessoa idosa de Salto tem buscado informações sobre o funcionamento e a estrutura jurídica de Fundos Municipais de outras cidades para que possa melhor compreender e estruturar o Fundo Municipal da Pessoa idosa (FMPI) de Salto. A lei de cração do FMPI de Salto foi aprovada em 13 de setembro de 2013 – Lei municipal n. 3.205, no entanto, sua operacionalização ainda será definida por meio de decreto municipal e resolução específica.

Campanha “Trânsito é feito de Pessoas”

maio 13, 2014   //   by admin   //   Notícias  //  1 Comment

Convite especial

Divulgação 1

Campanha “Trânsito é feito de pessoas””

Fique atento no trânsito. Dicas de segurança para idosos e pessoas com deficiência.

 Apoio: Conselho Municipal da Pessoa Idosa de Salto e Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência de Salto

convite

 

Programação da Campanha “Trânsito é feito de Pessoas”

maio 8, 2014   //   by admin   //   Notícias  //  No Comments

 

 ProgrIdoso no trânsitoamação da Campanha “Trânsito é feito de pessoas”, promovida pela  Coordenadoria da Pessoa Idosa e Coordenadoria da Pessoa com Deficiência, da  Secretaria de Ação Social e Cidadania da Estância Turística de Salto.

 Será feita através de palestras informativas, com 1 hora de duração, ministradas  pelos Diretores da Guarda Civil Municipal e Departamento de Trânsito do  município.

* 20 de maio de 2014, terça-feira, 15h: sede do Grupo “Renascer de Terceira Idade – Rua Floriano Peixoto, 1705, Jardim Sontag.
* 21 de maio, quarta-feira, 9h: CRAS Santa Cruz – Avenida Princesa Isabel, 1576, Jardim Santa Cruz.
* 21 de maio, quarta-feira, 19h: Sindicato dos Metalúrgicos de Salto – Rua Antonio Vendramini, 258, Vila Teixeira.
* 22 de maio, quinta-feira, 7h: Centro Esportivo “Prof. José Carlos Buglia” – Avenida das Bandeiras, s/n, Jardim Nossa Senhora do Monte Serrat (CECAP).
* 28 de maio, quarta-feira, 15h: Salão Comunitário da Comunidade São José – Rua dos Peixes, 449, Salto de São José.
29 de maio, quinta-feira, 15h: CRAS Saltense – Rua Acácio Rodrigues de Morais, 522, Jardim Saltense.

Público alvo: idosos e pessoas com deficiência.

Divulgação

Campanha sobre Trânsito é tema da reunião do Conselho Municipal da Pessoa Idosa

maio 8, 2014   //   by admin   //   Notícias  //  No Comments

Sob a presidência de Helena Telha Betiol (Bila), o Conselho Municipal da Pessoa Idosa de Salto realizou a reunião ordinária de maio na sede da Associação dos Aposentados e Pensionistas de Salto, próximo à Rodoviária, as 9h, no dia 6, terça-feira. Extensa pauta foi debatida na reunião com destaque para a Mobilização do Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, Fundo Municipal da Pessoa Idosa e lançamento da Campanha “Trânsito é feito de pessoas”, lançado pela Coordenadoria da Pessoa Idosa em parceria com a Coordenadoria da Pessoa com Deficiência.

 Reunião para elaboração do Decreto que regulamentará o Fundo Municipal da Pessoa Idosa foi realizada no dia 29 de abril, na Secretaria de Ação Social e Cidadania de Salto. A Secretária Lucília Barbosa Damasceno, a Coordenadora da Pessoa Idosa, Karina Flauzino e a diretoria do CMPI estão estudando modelos que se ajustem à realidade de Salto.

O Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa é realizado no dia 15 de junho. O Conselho Municipal da Pessoa Idosa de Salto irá comemorar essa data no dia 6 de junho, sexta-feira, das 14h30 as 16h30 na Praça XV de Novembro. Apresentação de Corais, Orquestra, “apitaço” e exortações de conscientização farão parte da programação. Este evento fará parte das comemorações do aniversário da Estância Turística de Salto.

A Campanha “Trânsito é feito de pessoas” será feita através de palestras informativas de 1 (uma) hora de duração, ministradas pelo diretor da Guarda Civil Municipal e pelo diretor do Departamento de Trânsito em vários pontos da cidade, buscando atingir o maior número possível de idosos e pessoas com deficiência. Terá início no dia 20 de maio, terça-feira, as 15h, na sede do Grupo “Renascer de Terceira Idade”, Rua Floriano Peixoto, 1075, Jardim Sontag.

A Coordenadoria da Pessoa Idosa está fazendo pesquisa sobre o perfil dos idosos da cidade em vários locais. Os conselheiros do CMPI estão auxiliando nesse trabalho, que também está sendo realizado nos CRAS e Postos de Saúde.

A próxima reunião, que é aberta aos interessados, será no dia 3 de junho, terça-feira, as 9h, no  CECOI, Rua Pio XII, 70, Centro.site CMPI