Browsing articles from "julho, 2014"

CMPI aprova Decreto Regulamentador do Fundo Municipal da Pessoa Idosa de Salto

jul 16, 2014   //   by admin   //   Notícias  //  No Comments

15.07.14. Extraordinária.Durante a reunião extraordinária, integrantes do Conselho discutiram os resultados que a criação do Fundo irá proporcionar ao município. Foi realizada na manhã da terça-feira, dia 15 de julho, uma reunião extraordinária do CMPI (Conselho Municipal da Pessoa Idosa) na sede da Associação dos Aposentados e Pensionistas de Salto.

A reunião aberta pela Presidente do CMPI, Helena Telha Betiol teve como pauta a aprovação do decreto regulamentador do Fundo Municipal da Pessoa Idosa que será encaminhado ao Prefeito da Estância Turística de Salto, Juvenil Cirelli (PT) pela Secretária Municipal de Ação Social e Cidadania, Lucília Damaceno Barbosa, para publicação.

“O Fundo Municipal da Pessoa Idosa possibilitará a captação de recursos que poderão financiar programas e projetos que objetivam a garantia e defesa de direitos das pessoas idosas”, explicou Helena Telha Betiol, Presidente do CMPI

A Coordenadora Municipal da Pessoa Idosa e conselheira, Karina Flauzino declarou que desde o ano passado discutiram a regularização do Fundo Municipal da Pessoa Idosa. “Fomos buscar informações com conselheiros e gestores de outros municípios, e muitas outras reuniões com os membros do CMPI foram destinadas a construção deste decreto, o qual define as atribuições administrativas e de controle do órgão gestor e do CMPI perante ao Fundo”.

O decreto, que dispõe sobre a regulamentação da Lei Municipal nº 3.205, de 13 de setembro de 2013, que institui o Fundo Municipal da Pessoa Idosa, foi aprovado por todos os membros do CMPI presentes na reunião.

Plano de Ação – Durante a reunião os participantes também discutiram o Plano de Ação 2015 elaborado recentemente pelo CMPI. O Plano prevê inúmeras ações a serem desenvolvida pelo Conselho em conjunto com a Prefeitura para o próximo ano.

Estão previstas ações como: expansão das atividades destinadas aos idosos, fóruns de integração, curso para instituições (casas de repouso), organização de serviços de turismo para os idosos, acompanhamento das obras, inauguração e atividades no CCI (Centro de Convivência do Idoso), entre outras.

15.07.14. Extraordinária

Fundo Municipal da Pessoa Idosa foi destaque da pauta da reunião do CMPI no CRAS Central

jul 6, 2014   //   by admin   //   Notícias  //  No Comments

O Conselho Municipal da Pessoa Idosa de Salto realizou reunião ordinária no dia 1º de julho de 2014, terça-feira, as 9h, no Centro de Referencia de Assistência Social – CRAS Central, na Rua Fagundes Varela, Jardim Três Marias.

No início da reunião a presidente do CMPI, Helena (Bila) Telha Betiol pediu uma avaliação da 3ª Mobilização do Dia Mundial de Conscientização da Não Violência contra a Pessoa Idosa, realizada no dia 6 de junho, na Praça XV de Novembro. Devido aos contratempos de estrutura (som, cadeiras) o CMPI enviou ofício ao secretário municipal da Cultura, relatando os fatos e pedindo providências. “Todas as exigências protocolares e burocráticas foram cumpridas: pena que não houve atendimento das necessidades para com o evento. Mas, tanto os conselheiros como as entidades e escolas participantes mostraram um alto grau de comprometimento, e o evento foi realizado, inclusive com forte chuva”, disse a presidente Bila.

O destaque da pauta foi a discussão sobre o Fundo Municipal da Pessoa Idosa, cujos desdobramentos foram relatados pelas conselheiras dra. Claudia Cruz e Karina Flauzino. Várias questões foram formuladas pelos conselheiros e convidados presentes, que foram respondidas pelas relatoras. Foi agendada reunião extraordinária para o dia 15 de julho de 2014, as 9h, na sede da Associação dos Aposentados e Pensionistas de Salto, para finalizar o Decreto Regulamentador do Fundo.

Formação e capacitação de profissionais que cuidam de pessoas idosas nas casas geriátricas foi um dos temas relevantes da reunião. Também foram propostos cursos de formação e capacitação para interessados em ser cuidadores de idosos, já que há falta de profissionais nessa área.

Antes do encerramento, foram discutidos os itens do Plano de Ação para 2015. Das 13 metas, 8 delas já foram realizadas ou deram início no primeiro semestre de 2014, mas continuam constando do Plano de Ação por ser de efeito permanente e de fiscalização e acompanhamento.

site CMPI julho 2014A próxima reunião será realizada no dia 5 de agosto de 2014, no Centro de Referência de Assistência Social – CRAS Saltente (Jardim Saltense).

 

Palestra na ABRAz Sub-regional Indaiatuba

jul 3, 2014   //   by admin   //   Notícias  //  No Comments
MusicoterapiaNa próxima segunda-feira, 7 de julho, às 19h, a ABRAz Indaiatuba recebe a musicoterapeuta Talita Passoni, com a palestra A influência da música em pacientes com Doença de Alzheimer, que apresenta a importância do trabalho musicoterapêutico na abordagem da pessoa que se encontra em processo de perda de memória e da capacidade de interação social.