Browsing articles from "agosto, 2014"

Oficina em Salto destaca transporte público como alternativa para diminuição de problemas no trânsito

ago 18, 2014   //   by admin   //   Notícias  //  No Comments

Oficina sobre Transporte Público foi realizada no sábado, 16 de agosto, sendo gratuita promovida pela Secretaria Municipal de Governo e Conselho Municipal de Trânsito e Transporte. A Oficina destacou o transporte público coletivo como uma das alternativas mais viáveis para diminuição dos problemas no trânsito, como por exemplo, congestionamento.

Com o objetivo de qualificar os membros do Conselho Municipal de Trânsito e Transportes e população em geral interessada no tema, a palestra foi ministrada por Rogério César da empresa Urba Arquitetura e Design para Cidades.

“Temos de repensar nossas cidades. Grande parte delas nasceram em um contexto diferente do que vivemos atualmente. Hoje 90% da população vive na zona urbana, pois é onde se oferecem serviços, produtos e empregos. Isso não ocorria dessa forma nos 50 e 60 quando muitos municípios começaram a surgir. Mesmo aquelas cidades que se dizem planejadas sofrem com problemas no trânsito”, enfatizou Rogério.

O palestrante ressaltou ainda que o primeiro conceito de transporte é o de pedestre, pois todas as pessoas o são em algum determinado momento do cotidiano. Além disso, falou que o conceito de mobilidade urbana se dá com as relações de deslocamento e que os projetos para o trânsito precisam estar baseados em índices de menor emissão de poluentes, o que é economicamente viável e que garantam um ambiente equilibrado, gerando um transporte sustentável.

Estiveram presentes os membros do Conselho Municipal do Trânsito e Transportes, José Carlos Pascoal e Márcia Passoni, que também são do Conselho Municipal da Pessoa Idosa (CMPI). E ainda, a presidente do CMPI, Helena Telha Betiol e a Coordenadora da Pessoa Idosa, Karina Flauzino.

Fonte: informações do Site da Prefeitura da Estância Turística de Salto
2014_08_18_oficina_transporte_02  2014_08_18_oficina_transporte_03

PAM realiza ações de prevenção de acidentes

ago 13, 2014   //   by admin   //   Notícias  //  No Comments

b7ca3f36ec2014_08_14_pam_01Durante a 13ª Assembleia Ordinária do PAM (Plano de Auxílio Mútuo) da Estância Turística de Salto, realizada na manhã da última quarta-feira, dia 13, na empresa Kanjiko do Brasil, uma agenda periódica de treinamentos teóricos e práticos foi definida pelo grupo. As atividades ocorrerão toda primeira terça-feira de cada mês, em locais adequados para cada tema abordado, sendo que em agosto elas serão realizadas, excepcionalmente, na última semana. A presidente do Conselho Municipal da Pessoa Idosa, Helena Telha Betiol também participou do encontro.

O comandante do Corpo de Bombeiros de Salto, tenente Josias da Conceição Júnior, presente no encontro, também se apresentou ao novo coordenador e vice-coordenador do PAM, Robson Valle, da Imerys, e Oclescio Oliveira, da Metalcoop, que foram empossados na ocasião, enquanto o ex-coordenador Minoru M. Takahashi, da Toyobo, exibiu a prestação de contas de sua gestão. Além disso, o Diretor Municipal de Trânsito e Transportes, Ubirajara Bicesto da Silva, por sua vez, falou sobre a possibilidade da realização de simulados, durante a Semana de Prevenção de Acidentes, que acontecerá em Salto no mês de setembro. Para definirem mais detalhes sobre esse assunto, uma reunião foi agendada para o próximo dia 20, às 9h, na sede da GCM (Guarda Civil Municipal). “A Semana de Prevenção precisa trabalhar a questão da prevenção, que é a principal ferramenta para sanar os altos índices de acidentes no trânsito. Atualmente temos cerca de 80 mil veículos em Salto, e acredito que esse evento, realizado pelo PAM, ajudará de maneira grandiosa nossa sociedade”, disse Ubirajara.

O PAM é uma entidade sem fins lucrativos, criada por iniciativa de empresas privadas, e com apoio da ASSISA (Associação das Indústrias de Salto), ACIAS (Associação Comercial de Salto), Corpo de Bombeiros e Prefeitura Municipal, cujo principal objetivo é a união de esforços para a prevenção e apoio a ocorrências emergenciais.

 
Crédito fotos: Kr Comunicação / Fonte: Site da Prefeitura da Estância Turística de Salto

CECOI realiza mais uma edição do Projeto “Envelhecer com Saúde”

ago 13, 2014   //   by admin   //   Notícias  //  No Comments

Palestra foi organizada pelo CECOI e ministrada pelo delegado de Polícia, Dr. Luciano Carneiro de Paiva

“O elo fraco do s10177256_619754518122446_1083879809818954452_nistema de segurança somos nós, seres humanos, por isso, temos de estar treinados contra os diversos tipos de golpes e fraudes”, afirmou o delegado de Polícia, Dr. Luciano Carneiro de Paiva, em palestra promovida pela Prefeitura da Estância Turística de Salto, na quarta-feira, 13 de agosto, na Sala Paulo Freire.

Durante o encontro organizado pelo CECOI (Centro de Convivência do Idoso), ligado à Secretaria Municipal de Saúde, Dr. Luciano, que também é professor de Investigação de Crimes Eletrônicos e de Inteligência Policial da Academia de Polícia de São Paulo, apresentou os golpes mais comuns, como o do empréstimo, que muitas vezes é aplicado por pessoas próximas à vítima, que com ameaças veladas ou chantagens emocionais conseguem obter vantagens sobre o outro, principalmente os idosos.

“Ocorre, frequentemente, também o golpe do bonzinho, quando uma pessoa desconhecida diz estar em dívida com um parente da vítima ou ainda a do sobrinho que liga para os tios falando ter se envolvido em um acidente de trânsito com alguém que o ameaça, caso não pague o conserto do carro”, destacou o delegado.

Explicações sobre a Engenharia Social foram dadas por Dr. Luciano, que disse tratar-se de um estudo, uma técnica de como obter informações da vítima de maneira amigável sem que a mesma perceba.

“Muitas vezes o criminoso começa a repetir os gestos do alvo, o que faz com que a pessoa vá diminuindo sua resistência, baixando sua guarda, pois inconscientemente pensa que a pessoa o admira por isso o imita”, contou. “Para evitar esse tipo de situação, temos de criar em nossa família, um sistema de como proteger nossos dados pessoais, como orientar as crianças a não conversarem com estranhos na rua, pedir aos idosos que não atendam a porta, se estiverem sozinhos em casa”, completou o palestrante.

Foram apresentados os tipos de ataques indiretos como alterar código da fatura de cartão de crédito, para que o pagamento caia em outra conta diferente da do Banco. “Além disso, há estelionatários que ligam para a operadora do cartão, pedem alteração de endereço e em seguida solicitam um cartão adicional que já vem com senha. Nesses casos, muito provavelmente, há pessoas de dentro do banco envolvidas no crime”, relatou o delegado.

Já sobre os ataques diretos, o palestrante contou que, muitas vezes, são utilizadas pessoas próximas, como empregados, por exemplo, para obter o máximo de informações. “O criminoso sempre se utilizará de uma verdade junto de outras inverdades para gerar dúvida na cabeça da vítima e fazer com que caia no golpe. Quase sempre é o próprio alvo quem fornece informações ao golpista”, ressaltou.

Orientações sobre uso da internet e das redes sociais foram prestadas pelo delegado, como disponibilizar o mínimo de informação possível. “O facebook, por exemplo, é um campo de investigação muito amplo, as pessoas costumam ser proteger bem menos na internet e acabam disponibilizando dados importantíssimos, como local de trabalho, integrantes da família, círculo de amigos, etc.” salientou.

Além disso, foram repassadas dicas como: carregar nas carteiras dinheiro ao invés de cartões, observar a movimentação na rua antes de entrar em casa, não frequentar bancos em dias de pagamento, entre outras.

Participaram da palestra funcionários e usuários dos serviços do CECOI e representantes da Coordenadoria e do Conselho Municipal da Pessoa Idosa.

10592739_619754284789136_5093624414075767838_n

Equipe do CECOI

2014_08_13_delegado_policia_Luciano_Carneiro_Paiva

Dr. Luciano Carneiro Paiva

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fonte: Site Prefeitura da Estância Turística de Salto

CMPI participa do Projeto Unindo Pontos do Colégio Prudente

ago 12, 2014   //   by admin   //   Notícias  //  No Comments

2014-08-12 11.10.58No dia 12 de agosto o Colégio Prudente de Moraes realizou mais uma edição do Projeto Unindo Pontos, sob coordenação das professoras Sueli Ferreira de Campos e Kely Nicácio. O Conselho Municipal da Pessoa Idosa e a Coordenadoria da Pessoa Idosa de Salto foram convidados a participar do Projeto, com objetivo de divulgar as ações e informações sobre os direitos dos idosos.

A professora Sueli iniciou a atividade explicando sobre o início do Projeto. Em seguida a presidente do CMPI, Helena Telha Betiol apresentou o conselho e reforçou as ações que estão em andamento quanto a prevenção da violência contra as pessoas idosas. A vice presidente, Márcia Passoni, entregou a todos o folheto com informações do Conselho.

A Coordenadora da Pessoa Idosa, Karina Flauzino, apresentou os objetivos das coordenadorias municipais e as ações que estão sendo desenvolvidas, destacando a pesquisa sobre o perfil da população idosa no município. Todos os idosos foram convidados a participar da pesquisa e os alunos foram motivados a aplicar o questionário com seus avós.

Foram organizadas pelos alunos algumas perguntas para os avós: “Quantas pessoas nasceram no campo? E na cidade?”, “Como era a educação antigamente?”, entre outras. Houveram depoimentos emocionantes e muitos avós compartilharam suas experiências. Os alunos também destacaram alguns artigos do Estatuto do Idoso e realizaram uma interpretação de um poema de Casimiro de Abreu em homenagem a todos os avós.

O CMPI e a Coordenadoria da Pessoa Idosa agradece o convite! Iniciativas como deste Projeto é de grande valia para a  aproximação entre as gerações, a troca de saberes e experiências.

Projeto: Unindo Pontos – Profª Sueli Ferreira de Campos e Profª Kely Nicácio
2014-08-12 11.16.23
2014-08-12 11.20.51 2014-08-12 11.25.30 2014-08-12 12.23.28

 

Conselho Municipal da Pessoa Idosa de Salto conhece atividades do CRAS Saltense

ago 5, 2014   //   by admin   //   Notícias  //  No Comments

05.08 (3)

Encontro permitiu que os integrantes do CMPI conheçam os trabalhos  desenvolvidos

O CMPI (Conselho Municipal da Pessoa Idosa de Salto) promoveu uma reunião ordinária no CRAS (Centro de Referência da Assistência Social) Saltense na manhã da terça-feira, dia 5 de agosto com membros e representantes do Poder Público e Sociedade Civil. Durante o encontro os conselheiros foram convidados a assistir uma breve explanação sobre a Política Nacional de Assistência Social e as ações desenvolvidas pelo CRAS, apresentada pela Coordenadora Maria Inês Teixeira Yamamoto. Na oportunidade, os presentes conheceram detalhes do trabalho desenvolvidos e também tiraram dúvidas sobre os direitos sociais, além de visitarem a estrutura física do local.

O Conselho – O CMPI é um órgão de caráter deliberativo, paritário e consultivo, vinculado à Secretaria de Ação Social e Cidadania. As reuniões ordinárias são abertas ao público e acontecem todas às primeiras terças-feiras de cada mês.

A próxima reunião será no CRAS Jd. Independência (Rua dos Antúrios, 200), no dia 2 de setembro. Outras informações podem ser encontradas no site: www.cmisalto.com.br

05.08 (2)

05.08 (9)