Browsing articles from "fevereiro, 2015"

Equipe da Campanha do Trânsito Seguro faz avaliação e planejamento

fev 4, 2015   //   by admin   //   Notícias  //  No Comments

A Equipe de Coordenação da Campanha “Trânsito é feito de Pessoas” se reuniu nesta quarta-feira, 4 de fevereiro, as 10h30, no Auditório da Secretaria de Ação Social e Cidadania para avaliação dos eventos promovidos em 2014 e para planejamento de atividades para 2015.

 Na avaliação, foram apontados como positivo a receptividade da maior parte da população durante os eventos na Rua 9 de Julho e cruzamentos; a repercussão dos banner’s colocados nas ruas da região central da cidade; o efeito da conscientização quanto às faixas de pedestres por parte de grande número de motoristas e motociclistas.

 Como fator negativo, foram apontados: falta de respeito, responsabilidade e educação de alguns motoristas e motociclistas, especialmente os “motoboys”; a falta de apoio da imprensa saltense na divulgação antes e durante os eventos; a dificuldade em conscientizar pedestres em atravessas nas faixas de segurança (optam por atravessar entre os veículos, aumentando o risco de acidentes).

 Como desafio, a equipe considerou que é preciso massificar a Campanha “Trânsito é feito de Pessoas”, com maior divulgação e maior apoio da imprensa; A necessidade de promover encontro com instrutores de auto-escolas e com alunos de escolas municipais e estaduais para tentar formar uma geração mais consciente e cidadã com relação ao trânsito.

 O planejamento para 2015 foi apresentado e será confirmado em reunião extraordinária ainda este mês. Entre as propostas estão:

  • Conscientização da população – produção de vídeos para apresentação em grupos, associações, entidades e órgãos municipais; aumentar a informação nas vias públicas a condutores e pedestres para respeitar a faixa; mobilização permanente, aproveitando datas de maior circulação de pessoas; levar a Campanha para as periferias; incluir a Campanha no programa “Prefeitura nos bairros”.
  • Parcerias nas promoções da Secretaria da Cultura; da Secretaria de Defesa Social e Secretaria da Educação;
  • Parceira com o CONSEG no programa “Maio Amarelo” sobre segurança pública;
  • Formação de Multiplicadores – Workshop Sensorial para servidores públicos; Empresa de Transporte Público e Taxistas; Instrutores de Auto-escolas;
  • Parceria com Associações de Motociclistas em eventos.

 A Equipe buscará e publicará informações estatísticas sobre o mapeamento de vagas preferencias nas ruas e espaços públicos; índices de acidentes e atropelamentos nas faixas e fora das faixas de pedestres, organizados por faixa etária e localização; índice de mortalidade com pedestres.

 Participaram da reunião: (Karina Flauzino (Coordenadoria da Pessoa Idosa); Cecília Mezzalira da Rocha (Coordenadoria da Pessoa com Deficiência); Minori (PAM); Helena (Bila) Betiol e Márcia Passoni (Conselho Municipal da Pessoa Idosa); Scapini (Secretaria de Governo); Ubirajara Bicesto (Diretor de Trânsito); Diácono Pascoal (Conselho Municipal de Trânsito e Transporte Público).

Site CMPI Fevereiro 2015