Browsing articles from "abril, 2015"

CMPI recebe visita do Conselho dos Direitos dos Idosos de Inadaiatuba

abr 17, 2015   //   by admin   //   Notícias  //  No Comments

No dia 17 de abril o CMPI recebeu a visita de dois membros do Conselho dos Direitos dos Idosos da cidade de Indaiatuba, Sr. José Orlando Luciano e Sr. Roberto da Silva Junior (presidente). Foram recebidos pelas conselheiras do CMPI, Márcia Regina Passoni e Karina Flauzino. A troca de informações foi enriquecedora entre os dois conselhos, principalmente no que se referiu a organização da Conferência Municipal da Pessoa Idosa.

A visita proporcionou também o conhecimento de novos projetos e trabalhos voltados ao público idoso. A soma de conhecimentos favorece o alcance dos nossos objetivos em comum – a construção de uma sociedade mais justa e solidária com as pessoas idosas. O CMPI agradece a visita.

Visita CMDI Indaia 17.04 (2)

1ª Conferência Municipal da Pessoa Idosa

abr 13, 2015   //   by admin   //   Notícias  //  2 Comments

Dia: 27 de maio de 2015

Horário: a partir das 13:00 horas

Local: Grupo Renascer da Terceira Idade

Endereço: Rua Floriano Peixoto, 1705 – Jardim Sontag

O tema proposto será: “Protagonismo e Empoderamento da pessoa idosa – por um Brasil de todas as idades”.

Eixos/ Grupos de Discussão:

I – Gestão (Programas, projetos e ações)

II – Financiamento

III – Participação

IV – Sistema Nacional de Garantia de Direitos

É importante a participação de todos. Sua opinião fortalece a política municipal, estadual e nacional do idoso. Os idosos precisam se mobilizar e serem protagonistas na busca da efetivação de seus direitos. Participe!

O que é Conferência?

Espaço para participação e discussão dos desafios e prioridades para a formulação de políticas públicas voltadas aos idosos e aos futuros idosos. 

Uma Comissão Organizadora foi estabelecida pelo CMPI para a organização da Conferência Municipal. No último dia 10 de abril houve a 3ª reunião desta Comissão.

10.04 (1)

Certificados de Inscrição 2015

abr 7, 2015   //   by admin   //   Notícias  //  No Comments

Conselho Municipal da Pessoa Idosa entrega certificados para Casas de Repouso e Associações

Os certificados têm prazo de validade de 1 ano e são renovados pelo CMPI

Durante a reunião ordinária do CMPI (Conselho Municipal da Pessoa Idosa) realizada na   terça-feira, dia 7 de abril, na Secretaria Municipal de Ação Social e Cidadania da Estância Turística de Salto foram entregues certificados para nove casas de repouso e associações devidamente cadastradas e atualizadas junto ao Conselho.

Receberam o documento exigido pelo Estatuto do Idoso, a Assistência Vicentina Frederico Ozanam, a Instituição Residencial Vila Harmonia, a Casa de Repouso Ternura, a Associação Filantrópica Renascer, o Lar da Mamãe Casa de Repouso, a Casa de Repouso Qualidade de Vida Renascer, o Residencial Casa Cuidar, o Hotelzinho Nosso Lar e a Casa de Repouso Nossa Senhora Auxiliadora.

A reunião foi aberta pela vice-Presidente, Márcia Passoni, que acolheu os presentes enfatizando a importância das ações e participação de todos na vida dos idosos que residem em Casas de Repouso.

Presente à reunião, a Secretária Municipal de Ação Social e Cidadania, Lucília Barbosa de Jesus, enfatizou a importância e atuação do CMPI. “Este Conselho está muito dinâmico e tem a garra de vocês buscando sempre o melhor para os idosos. Vocês estão de parabéns e meus parabéns vai para todos vocês que hoje estão sendo certificados”, disse.

Lucília pediu para que todos continuem seguindo as leis, mas que façam além. “Sigam o que a lei pede e que não é pouco, mas façam mais, façam além. O ser humano precisa de pessoas engajadas para fazer a diferença. Vamos olhar com amor e fazer nossa parte, vamos fazer a diferença”, enfatizou.

Na oportunidade, a psicóloga Mariana Souza Marques, ministrou uma palestra com o tema “Velhice Bem Sucedida” com intuito de colaborar na elaboração de plano de trabalho das casas de repouso.

Conferência –  A Coordenadora Municipal da Pessoa Idosa, Karina Flauzino antes de iniciar a distribuição dos certificados anunciou aos presentes sobre a realização da 1ª Conferência Municipal da Pessoa Idosa em Salto. Karina explicou que a conferência municipal é uma preparação para a conferência estadual e nacional. A data para a conferência será definida em breve, quando será abordado o tema: “Protagonismo e Empoderamento da Pessoa Idosa – por um Brasil para todas as idades”.

Certificados- Os certificados concedidos pelo Conselho Municipal da Pessoa Idosa têm prazo de validade de 1 ano, sendo obrigatória sua atualização anual.  Eles são destinados às organizações governamentais e não governamentais, com ou sem fins lucrativos, que realizaram a inscrição junto ao Conselho. A inscrição segue as normas da Resolução n.002/CMPI, aprovada pelo colegiado do Conselho em 2013, e consta com a entrega de documentos da organização e de seus respectivos programas de atendimento, visita à organização pela Comissão do CMPI e aprovação da inscrição pelo Colegiado.

A resolução está disponível no site do CMPI (www.cmisalto.com.br) e é um cumprimento do Estatuto do Idoso, Lei Federal 10.741.

Mais fotos no Flickr – https://www.flickr.com/photos/prefeituradesalto/sets/72157651356122917/

Fonte: Site da Prefeitura da Estância Turística de Salto

17041185056_c3a7b85692_z

Convocação para reunião ordinária do CMPI

abr 3, 2015   //   by admin   //   Notícias  //  No Comments

Helena Telha Betiol (Bila), presidente do Conselho Municipal da Pessoa Idosa de Salto, SP convoca os conselheiros e conselheiras do CMPI para a reunião ordinária que será realizada no dia 07 de abril, terça-feira, as 09h, em sala da Secretaria de Ação Social e Cidadania.

Na pauta: entrega dos Certificados de Inscrição no CMPI 2015.

A Secretaria de Ação Social e Cidadania da Estância Turística de Salto fica na Rua Joaquim Nabuco, 11 – Centro (próximo à Matriz Nossa Senhora do Monte Serrat).

Logo do CMPI - Salto