Browsing articles from "outubro, 2015"

CMPI realizou reunião de avaliação de eventos

out 6, 2015   //   by admin   //   Notícias  //  No Comments

O Conselho Municipal da Pessoa Idosa de Salto, sob a presidência de Helena Zulmira TelhaBetiol (Bila) realizou reunião ordinária nesta terça-feira, 06 de outubro, as 09h, no anfiteatro da Secretaria de Ação Social e Cidadania de Salto. Na pauta, destaque para avaliação dos eventos da Semana do Idoso e preparação para a eleição da nova diretoria em novembro de 2015.
20151103_100428 (1024x614)20151103_100356 (1024x614)

Os conselheiros e convidados presentes avaliarampositivamente os dois eventos realizados: o II Fórum de Integração, que teve como tema “Prevenção de Quedas”, realizado no dia 30 desetembro, as 13h30, na Associação dos Aposentados e Pensionistas de Salto; e o II Sarau Intercultural Anos 60+, realizado no dia 02 de outubro, as 18h30, no Salão de Festas do Lar “Frederico Ozanam”.

“Divulgamos bastante, mas, infelizmente a participação no Fórum foi pequena. Mas os que participaram puderam interagir com as palestrantes. O Sarau foi muito bem organizado e proporcionou uma noite inesquecível”, comentou a presidente Bila.

O último evento da Semana do Idoso será realizado no dia 08 de outubro, quinta-feira, das 08h30 as 10h30, no Sindicato dos Metalúrgicos de Salto, próximo à Rodoviária. Será feito em parceria com o CECOI – Centro de Convivência do Idoso, órgão da Secretaria da Saúde do município e terá como tema: “Atividade física e prevenção de quedas de idosos”.

Na reunião foi ouvido o relato de Maria das Dores de Morais, que representou Salto na XIV Conferência Estadual do Idoso, realizado nos dias 28 a 30 de setembro em Águas de Lindóia, SP. “O trabalho realizado pelo CMP, a Coordenadoria da Pessoa Idosa e a Secretaria de Ação Social e Cidadania com os CRAS em defesa dos direitos (e deveres) dos idosos tem sido reconhecido em todo o Estado. Porisso, nossa cidade foi agraciada com uma vaga de delegado estadual para a Conferência Nacional do Idoso, que será realizado em 2016 em Brasília, DF.”, falou Maria das Dores.

20151103_104832 (1024x614)

Bila anunciou também que estão sendo ultimados os preparativos para a escolha dos conselheiros e eleição da nova diretoria, que será realizado na reunião ordinária de 3 de novembro de 2015. Foi feita também escala de voluntários para atendimento à população na Casa da Cidadania, às quartas-feiras, 14h.

II Sarau intercultural anos 60 foi sensacional

out 6, 2015   //   by admin   //   Notícias  //  No Comments

logo II SarauSimplesmente espetacular. Esta foi a frase mais ouvida durante o II Sarau Intercultural 60+, promovido pelo Conselho Municipal da Pessoa Idosa de Salto nesta sexta-feira, 02 de outubro, a partir das 18h30, no Salão de Festas do Lar “Frederico Ozanam”.

Música, dança, desfile de modas anos 60 com os “meninos” e “meninas” do Lar, ornamentação da época. Enfim, sensacional. A animação tomou conta dos presentes ao grande evento.

A apresentadora Kátia Auvray acolheu a todos com alegria e simpatia, e apresentou através de Data Show um histórico dos anos 60 a 80, com destaque para Salto. O cantor Carlos Roberto, além do show musical, trouxe também objetos da época, além do famoso fusquinha verde.

A diretoria do Conselho Municipal da Pessoa Idosa agradece aos parceiros e colaboradores: Festus Decoração; Neon Festas; Conservatório Municipal de Itu através do grupo Brasuka; Carlos Roberto; Museu da Cidade de Salto, com vídeo e fotos; Flox floricultura;  Fernando Aragão; Fotógrafos  Saltenses e  Foto Club Salto; colecionador de carros antigos,  Sr.  Halls; Célia Mariano;  Hélio Rodrigues; Célia Trettel; Dança  de Salão, Eleni e Fonseca; Maria Inês Andrietta; Cida Boni; Maria das Dores do Grupo Renaacer (viola); Fernando Baragao

12096039_994665630574615_9052884433519958821_n12088008_994665633907948_53247623665258407_n

 

 

 

 

 

 

 

II SarauIMG_8412

 

 

 

 

 

 

 

Fotos: Álvaro Scalet Júnior, Flávio Garcia e José Carlos Pascoal

(Veja mais em Galeria de Fotos aqui no site!)

Iniciada a Semana do Idoso com palestras sobre prevenção de quedas

out 1, 2015   //   by admin   //   Notícias  //  No Comments

O Conselho Municipal da Pessoa Idosa e a Coordenadoria da Pessoa Idosa de Salto promovem a “Semana do Idoso”, com atividades de formação, informação e cultural. Três eventos se destacam: o II Fórum de Integração do CMPI (Conselho Municipal da Pessoa Idosa de Salto); o II Sarau Intercultural 60+, e Cuidados com a Saúde. Os grupos de Terceira Idade da cidade também estão promovendo eventos.

A abertura se deu na tarde desta quarta-feira, 30 de setembro, as 13h30, na Associação dos Aposentados e Pensionistas de Salto, com a realização do II Fórum de Integração do CMPI. O evento teve como tema “Prevenção de Quedas em Idosos” e contou com assessoria da nutricionista Fernanda Silva e da fisioterapeuta Renata Cardoso Ramos Guerreiro.

A apresentação foi feita pela coordenadora da Pessoa Idosa Karina Flauzino, com tradução em Libras de Suzana Lamana, da ASPAS – Associação dos Pais e Amigos dos Surdos. Inicialmente fizeram uso da palavra o prefeito municipal Juvenil Cirelli, a secretária da Ação Social e Cidadania, Lucília Barbosa, o presidente da Câmara Municipal, Wilhes Gomes da Silva e a presidente do CMPI Helena Z. Telha Betiol.

A nutricionista Fernanda apresentou pesquisa que mostra que 30% dos idosos caem uma vez ao ano, pelo menos, sendo que após 85 anos o risco de queda ultrapassa 50%. Disse ainda que 70% dos acidentes ocorrem dentro de casa. “Há muitas consequências: fraturas, declínio da capacidade funcional, medo de novas quedas, depressão e até aumento de mortalidade. Precisamos nos preocupar e criar meios de evitar”, disse.

Em seguida apresentou quadro de nutrição que ajudam a prevenir quedas, porque fortalecem os músculos, promove a alimentação saudável que evitam doenças, e como criar hábitos saudáveis de alimentação e exercícios. “Carboidratos, frutas, legumes, verduras, leguminosas, carnes e ovos, sempre em porções pequenas, promovem a alimentação saudável. Deve ser consumida até 3 litros de água por dia, ou conforme recomendação médica por causa de possível problema renal. Devem ser evitados os refrigerantes, principalmente à bas de cola, óleos, gorduras, sal e açúcar em excesso”, completou.

Renata Ramos, fisioterapeuta, falou da necessidade de exercícios físicos em todas as faixas etárias, especialmente os idosos que tendem à diminuir o ritmo de atividades. “Os exercícios são benéficos porque ajudam na concentração, na flexibilidade, na postura, na força muscular, no equilíbrio e na qualidade de vida, Nunca se esquecer dos exercícios de alongamentos, que são simples e necessários”, disse. Indicou os exercícios de Pilates, para concentração e fortalecimento, para a respiração, assim como o Tai Chi Chuan. Explicou sobre os exercícios de hidroterapia e hidroginástica.

Indicou meios de evitar quedas, como retirada de tapetes, colocação de barras em escadas, corredores e banheiros e fazer as coisas com calma. “Nunca levante da cama sem virar de lado, não deixe de fazer alongamentos, ainda na cama, preste atenção naquilo que faz, caminhar e fazer exercícios e consultar o médico regularmente, assim como fazer os exercícios em academia ou clubes com acompanhamento de profissionais. Consultar o oftalmologista”, recomendou Renata.

Participaram do evento representantes da Associação dos Aposentados, do IFESF, da ASPAS, do SECOI (Secretaria da Saúde), conselheiros do CMPI, o vereador Edemilson Santos e idosos das várias regiões da cidade.

A Semana do Idoso prossegue nesta sexta-feira, 02 de outubro, com o II Sarau Intercultural 60+, no Salão de Festas do Lar “Frederico Ozanam”. A partir das 18h30, tendo como tema “Os anos 60”. Entrada franca, participe conosco.

site CMPIDe Salto, José Carlos Pascoal.