Clodomiro, 92, é assíduo participante das reuniões do CMPI e é homenageado

abr 5, 2016   //   by admin   //   Notícias  //  No Comments

O Conselho Municipal da Pessoa Idosa – CMPI da Estância Turística de Salto realizou reunião nesta terça-feira, 05 de abril, as 09h, na sala de reuniões da Secretaria Municipal de Ação Social e Cidadania. A reunião foi coordenada pela presidente Helena Zulmira Telha Betiol (Bila).

A presidente informou sobre a participação de conselheiros co CMPI no encerramento de atividades do Grupo de Convivência do CRAS – Centro de Referência de Assistência Social do Jardim Saltense. O programa de Convivência durou 2 anos e os participantes continuarão tendo atividades esportivas, de recreação e palestras.

Na próxima reunião do CMPI, dia 03 de maio, serão entregues as certificações das Casas Geriátricas de Salto, registradas no CMPI. O Conselho faz as visitas, fiscaliza e apresenta as possíveis deficiências na estrutura ou no atendimento dos idosos, para então certifica-las.

Maria das Dores, delegada saltense junto ao Conselho Estadual do Idoso será uma das representantes estaduais no Congresso Nacional do Idoso, que será realizado em Brasília, DF, nos dias 24 a 27 de abril. Ela apresentou aos conselheiros as deliberações aprovadas no Congresso Estadual realizado em Águas de Lindoia, SP e que serão apresentadas em Brasília. São 4 eixos: 1- Gestão – propostas, projetos e ações; 2- Financiamento dessas ações – Fundo Municipal do Idoso e Orçamento Público; 3- Participação – Política e Controle Social; 4- Sistema Nacional de Direitos Humanos – Violência contra a pessoa idosa.

No item principal da pauta, a presidente Bila pediu sugestão aos conselheiros e voluntários para a realização do Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa. As sugestões foram acolhidas pela Coordenadora da Pessoa Idosa, Aparecida Elizabete de Campos Valle (Cidinha) que irá apresentar à Secretaria para a devida preparação e estruturação. Os conselheiros aprovaram o tema: “A família pode evitar a violência doméstica, conscientização é tudo”. O importante evento será realizado no dia 15 de junho em local a ser definido junto à Prefeitura Municipal de Salto. Na programação, apresentações musicais e distribuição de panfletos contra a violência à pessoa idosa.

No final da reunião, a presidente Bila e a vice-presidente Márcia Passoni prestaram singela homenagem ao senhor Clodomiro Augusto Santos, do Jardim Cidade 2, que, com 92 anos de idade tem sido assíduo às reuniões do CMPI. Clodomiro participa de atividades de idosos no CRAS do Jardim Santa Cruz.

site CMPIDe Salto, José Carlos Pascoal – Conselheiro do CMPI Salto.

Os comentários estão fechados.